quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Jóias Art Déco











Grandes inovações no design de jóias surgiram na época da Art Déco, tendência que surgiu na década de 1920, trazendo novas formas e materiais. Desenhos simples com linhas precisas, formas geométricas e utilização de materiais criados pelo homem, como a resina, deram às jóias um ar mais contemporâneo. É durante este movimento que o design das jóias tem influência direta do ritmo de vida moderno.

Expressão francesa referente à arte decorativa, Art Déco foi um estilo que teve origem em Paris, com a grande mostra Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, em 1925. Sucessor ou, como muitos consideram, modernizador do estilo Art Nouveau, associava sua imagem a tudo o que se definia como industrial, moderno, exótico e cosmopolita.

“O período Art Déco teve gênios como Boivin e Belperron que criaram novos conceitos através da utilização de pedra de cristal, pedras semi-preciosas e formas geométricas”, diz Russell Zelnet, que é sócio da Stephen Russell , uma loja na Madison Avenue, em Nova York, especializada em jóias de diversos períodos. Zelnet e Stephen Feuerman são experts no mundo das jóias colecionáveis, sendo que cada um tem mais de 25 anos de experiência no meio.

A paixão por belas-artes e um gosto extremamente refinado, guiam os sócios da Stephen Russell na concepção das coleções, seja na hora de viajar pelo mundo e adquirir jóias dos períodos Vitoriano, Edwardiano, Retro e Art Déco, seja na hora de criar uma coleção própria, com design contemporâneo, mas com o mesmo glamour, sofisticação e beleza das jóias de época, como o par de brincos de citrino e diamantes.

Seis peças do período Art Déco adquiridas por Russel e Zelnet podem ser apreciadas na exposição Bijoux Art Déco et Avant-Garde, no Museu de Artes Decorativas de Paris. Entre elas, um bracelete em platina e diamantes, criado pelos famosos joalheiros espanhóis Lacloche, em 1930.

Outra peça emprestada por Stephen Russel à exposição que tem chamado atenção é um broche em platina, pedra de cristal e diamantes de René Boivin, de 1933.

A exposição apresenta 300 peças de joalheria e prataria, celebrando o design de jóias do período Art Déco e com foco no trabalho do talentoso e pouco conhecido designer de jóia Jean Després (18889-1980). Peças de grandes nomes da joalheria francesa dos anos trinta como Jean Fouquet, Suzanne Belperron e Raymond Templier também estão nesta exposição.É a primeira vez que uma exposição é totalmente voltada para as jóias Art Déco e para a geração dos grandes designers desta época. Nada mais merecido para um estilo que, com a ajuda do Art Nouveau, assegurou às jóias o status de obra de arte.



Fonte: FAAP/ gestão do luxo

Um comentário:

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com