A Forbes divulgou, na última sexta-feira (04.09), sua lista das editoras de moda mais poderosas do mercado norte-americano. É claro que Anna Wintour, a editrix da Vogue America, encabeça a lista - retomando o posto, já que não aparecia no ranking há dois anos. Mas a revista especializada em business alerta: pelo menos nesta lista, sua dominação pode estar com os dias contados.
Caso é que a Forbes tem critérios bem próprios e rigorosos para elaborar sua lista. Então, ser a mulher mais temida na indústria não basta. A equipe da publicação leva em cosideração, além dos clássicos números de circulação e publicidade em papel, a desenvoltura das revistas no mundo online - incluindo a presença dos nomes das editoras na busca do Google.
E é aí que Wintour começa a levar a pior. Apesar de ser a revista mais importante de todo o top 10, a presença da Vogue America na Internet é ainda pequena, e vem perdendo audiência a cada ano. Muito diferente da segunda colocada: a revista Glamour (através de sua editora Cindi Leive), que cresce mais de 50% ao ano. Cindi foi a primeira colocada no ranking de 2008 e só teria caído de posição, segundo a Forbes, graças ao buzz gerado por The september issue.
A presença de Anna como "entidade à parte" também conta pontos negativos. Aí ela luta contra nomes como Roberta Myers, medalha de bronze na lista. A editora da Elle melhorou a presença online da revista e ainda se coloca como personagem acessível, participando do reality show The Hills, da MTV. Outra que aproveita a passagem pela TV é Glenda Bailey, da Harper's Bazaar. A revista amarga um período difícil nos anúncios, mas a presença da sua editora no The fashion show ajudou a agarrar a sexta posição.
Segundo a lógica da Forbes, Anna Wintour precisa achar um reality show para chamar de seu. Será?
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