sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Você sabe o nome das estampas?

A gente usa, adora, mas as vezes escuta o nome e não sabe o que é. O fato é que existe uma infinidade de estampas e muitas delas são clássicas, tem nome e história.

Confira:

 

Poá - estampa de bolinhas dispostas de forma uniforme. Nome vem do francês ‘pois’.

 

Príncipe-de-Gales - clássico tipo de xadrez. Ganhou esse nome porque foi desenhado para as roupas de caça do Rei Eduardo VII, quando ainda era príncipe da Inglaterra.

 

Pied-de-Poule - padronagem clássica que tem esse nome porque reproduz um pé de galinha (em francês pied-de-poule). Foi muito usado por Christian Dior. Mais conhecido com a combinação de cores preto e branco, mas pode aparecer em diversas versões.

 

Pied-de-Coq - Padrão maior do que o Pied-de-Poule. Em francês significa pé de galo.

 

Liberty - estampa floralde fundo claro ou escuro criada por Arthur Liberty no final do século XIX. Hoje em dia são mais de 500 tipos de padronagens dessa estampa no mundo inteiro.

 

Risca-de-giz - Tecido com riscas finas, em um intervalo regular, podendo ir de poucos milímetros até, no máximo, dois centímetros. Geralmente são riscas claras em um fundo escuro. Ficou conhecida por ser usada nos ternos dos gângsteres americanos dos anos 20 e 30. Hoje em dia é comum para roupas masculinas e femininas.

 

Tartã - também conhecido como xadrez escocês porque originou-se na Escócia (lembra da imagem clássica dos kilts? Ele tem padronagem tartã), com a estampa em um tecido leve de lã. É composto por listras e barras de tamanhos e cores idênticas que, misturados, resultam em um efeito xadrez com diferentes tonalidadades.

 

Xadrez Vichy - xadrez com duas cores, podendo variar de tamanho. Pode ser considerado o xadrez que mais tem cara de verão, é muito usado em tecidos leves. Brigitte Bardot usou em seu vestido de casamento, assinado por Jacques Esterel, nos anos 50.

 

Burberry - é uma das marca mais famosas em todo o mundo. Inglesa, criada em 1860, tem como clássicos criados por ela o trench-coat e o xadrez Novacheck nas cores bege vermelho, preto e branco. Esse xadrez é forro dos casacos criados pela marca e hoje em dia é um símbolo e por isso leva o nome da marca. Usado em guarda-chuvas, lenços e peças de linha e lã.

Cashmere - inicialmente era o nome dado a uma lã fina de pêlo de cabra da região da Caxemira na Índia e Paquistão. Depois o termo era utilizado para designar os tecidos originários dessa lã que tinham desenhos de folhas com pontas curvas em tamanhos diferentes, muito usados para xales. Os desenhos se tornaram sinônimo de cashmere e hoje também são conhecidos como estampa Paisley, por terem sido muito produzidos na região de mesmo nome na Escócia.


Fonte: Dicionário da Moda de Marco Sabino.
http://vilamulher.terra.com.br/glossario-de-estampas-14-1-32-780.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com