sábado, 11 de setembro de 2010

Como vender para mulheres parte 2




Chantal-thomass - loja de lingerie em Paris - ambiente muitofeminino

O sucesso do artigo anterior sobre como vender moda para as mulheres foi tão grande, que me senti entusiasmada a criar a série 2 deste assunto.

Realmente, as mulheres, aquelas responsáveis por 80% de tudo que está sendo consumido enquanto você lê este artigo, deve receber toda a nossa atenção e inclusive mais algumas preciosas dicas para que varejistas as recebam em suas lojas do jeito que elas merecem.

Concordo que não é fácil agradá-las. Mel Gibson, na pele do publicitário Nick Marshal no filme “Do que as Mulheres Gostam” que o diga, quando descobre que vinha fazendo tudo errado simplesmente porque não procurava entendê-las. Contudo, a recompensa por encher nossa loja com um pouco “de cor, flor e amor” é satisfatória. As mulheres nos obrigam a tornar nosso espaço melhor, mais humano e muito alegre. E a primeira dica começa com uma compreensão do jeito especial com que as mulheres processam sua compra e a segunda é como aproveitar as habilidades multitarefas das mulheres.
1) As mulheres buscam SEMPRE fazer uma compra perfeita:
Não importa o quê - um brinco, um vestido, ou uma meia -, o empenho da mulher em uma compra é o mesmo e muito grande. Ela analisa inúmeros prós & contras, custos & benefícios, frentes & versos até finalmente dizer: “É este!”. E está impecável análise leva um certo tempo, que para muitos atendentes é considerado com indecisão.

Na verdade, o que acontece, é que a mulher está construindo sua compra perfeita, sua convicção de que está fazendo a melhor escolha. Veja como os homens são mais simples quando compram: levam em média, 3 critérios-objetivos em mente, como por exemplo, uma calça ser de jeans escuro, cós médio, e material mais fino. Se por um acaso, algum destes critérios não for atendido 100%, ele mesmo assim leva o produto satisfeito, pois seu grande objetivo era levar rapidamente uma calça e se livrar logo desta tarefa.

E esta cena dificilmente vai ser vista com uma mulher como a atriz principal, pois o número de critérios dela é muito maior, e todos tem que ser atendidos 100%! Por isso, que Martha Barletta, uma profissional americana de marketing para mulheres, afirmou: “os homens compram, enquanto que as mulheres fazem compras.”

A dica para o varejista é:
, prepare sua equipe não só para ter paciência com as mulheres, mas também para auxiliá-las com argumentos em suas decisões de compra. Informe, elogie, dê idéias, enfim, se mostre solícito e disposto a auxiliá-la na compra perfeita. Se envolva com os “dramas” dela (parecer mais magra, disfarçar o culote ou mostrar o colo) para compreendê-la e ajudá-la nesta escolha perfeita.
2) As mulheres ADORAM fazer várias coisas ao mesmo tempo
Elas consideram sem graça fazer uma só coisa de cada vez, como fazem os homens. As mulheres conseguem provar uma roupa, conversar, ouvir música e assistir a um desfile, tudo ao mesmo tempo e com a maior tranqüilidade. E ainda haveria espaço para se maquiar na loja e beber um champagne acompanhado de um chocolate. “Que momento bem aproveitado!”, elas pensam. E esta característica não é só de mulheres ocupadas, é também daquelas com mais tempo livre também. As mulheres são multitarefas por natureza e sua loja deve se preparar para elas.

A dica para o varejista é: Forneça muitos estímulos em sua loja para as mulheres. Música, vídeos, agrados, encontros, tudo é bem vindo. Tire a monotonia de seu espaço. Aproveite os espaços próximos ao caixa, enquanto ela faz o pagamento, com pequenos itens como bijouterias, saches, cosméticos, revistas, e outros produtos que sirvam para entretê-la enquanto finaliza a sua compra.

Mais uma vez, desejo você, varejista de moda, excelentes vendas para as mulheres!


Entre em contato comigo através do e-mail cristina@nmarinho.com.br ou pelo site www.nmarinho.com.br
Por: Cristina Marinho
Consultora especialista em marketing e comportamento do consumidor.

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