Há mais ou menos 15 dias atrás, sou surpreendida com um comentário de uma leitora do Ponto de Vista, que me deixou muito satisfeita pelo papel que vejo representar para os lojistas os artigos que escrevo.
A leitora cearense que atualmente vive em Amsterdã, escreveu o seguinte:
“Cristina, aqui estou lendo de Amsterdam-Holanda, o seu artigo.
Adorei, me deu mais inspirações para lançar a minha empresa de Lingerie aqui em Amsterdam.
Eu estou abrindo uma Pronta-Entrega de Lingerie, vou vender online pela internet e também atacado.
Meu Lingerie é feito em Fortaleza - Ceara, pois sou cearense.
Minha especialidade é Lingerie feito com a fibra de bambu: que não é muito comum aqui na Holanda.Também vou me especializar nos tamanhos grandes, pois a tendência das mulheres da Holanda e ficarem mais gordas e grandes.”
Adorei, me deu mais inspirações para lançar a minha empresa de Lingerie aqui em Amsterdam.
Eu estou abrindo uma Pronta-Entrega de Lingerie, vou vender online pela internet e também atacado.
Meu Lingerie é feito em Fortaleza - Ceara, pois sou cearense.
Minha especialidade é Lingerie feito com a fibra de bambu: que não é muito comum aqui na Holanda.Também vou me especializar nos tamanhos grandes, pois a tendência das mulheres da Holanda e ficarem mais gordas e grandes.”
Esta leitora demonstrou nitidamente ter o perfil de uma varejista de moda de sucesso.
Ela está atenta às mudanças de comportamento do consumidor e vai adequar seu negócio a três grandes tendências já consolidadas:
1) vendas de lingerie pela internet
2) o uso de novos materiais em lingerie e
3) lingeries para tamanhos maiores, o designado pelos fashionistas como plus-size.
Sendo assim, para esta leitora do Ponto de Vista e a todos os outros varejistas de moda atentos às mudanças no consumidor, eu dedico algumas “dicas” para quem sabe, estimular novos leitores.
A venda de roupas e lingerie pela Internet.
O setor de vestuário foi um dos últimos a ingressar no comércio eletrônico, contudo é hoje o que mais tem crescido em vendas. É um sucesso! Que o diga, a empresa Posthaus (www.posthaus.com.br), maior portal de moda do Brasil, que cresceu nada mais, nada menos que 120% as suas vendas on-line de 2009 para 2010.
Para ter sucesso, no comércio eletrônico de vestuário, dois pontos são cruciais:
Fornecer o máximo de informações possíveis quanto a tamanhos, medidas, tecidos e estampas.
Ter fotos de muita qualidade dos produtos e imagens muito bem produzidas.
Tudo é necessário para fazer com que o consumidor imagine, com segurança, como seria o produto em forma física. No site da Posthaus, é possível visualizar uma modelo desfilando com o produto que você demonstrou interesse.
Os novos materiais utilizados em roupas e lingerie.
As inovações tecnológicas estão disponíveis a todos os setores, e o vestuário vem aproveitando-as cada vez mais. O setor de lingerie, então, é o que mais vem apresentando revoluções no mundo têxtil! São as fibras de bambu, os cortes a lazer, as modelagens push up e todas as outras mudanças com o objetivo de trazer mais conforto e a sensação para o consumidor de que não está usando nada.
A grande dica para o lojista, diante disso, é:
prepare sua equipe para que conheça “ na ponta da língua” o porque de cada uma das inovações em produtos e tecidos que estão em sua loja. A fibra de bambu, por exemplo, uma novidade desenvolvida no Brasil, além de deixar os tecidos mais leves, macios e absorventes, são extremamente ecológicas. Seus clientes com certeza valorizarão esta característica. Aproveite!
Comunique em impressos ou e-mails, aos seus clientes, toda e qualquer inovação que você tem disponível na loja para sempre passar a impressão de que seu negócio é moderno e atual.
Estas dicas podem parecer óbvias, mas garanto que muitos varejistas, mal sabem das grandes inovações nos materiais e muito menos comunicam aos seus clientes.
Produtos para os tamanhos maiores, o plus-size.
Neste setor do vestuário, muita evolução teve, contudo ainda não é suficiente.
Nossos consumidores estão realmente cada vez maiores e mais gordos e nem a indústria nem o varejo parecem se dar conta disto.
E o grande segredo para se obter sucesso na venda de produtos plus-size não está em tratar este tipo de cliente como especial, reservando um setor ou mesmo uma loja inteira para eles.
O segredo está em ter, na sua loja, em tamanhos maiores os mesmos produtos dos tamanhos médios e pequenos. Desta forma, sim, este consumidor maior vai se sentir especial, isto é, com a mesma atenção que os outros.
Eu, como pesquisadora de mercado e observadora do comportamento do consumidor, já entrevistei muitas mulheres “gordinhas” que não se sentem nada diferentes das outras mulheres. Elas só percebem que são diferentes, e não gostam disto, quando saem para comprar roupas e lingerie, pois as opções nos tamanhos para elas, ou são mais feias, fora das tendências, ou simplesmente não existem. Elas, então, são obrigadas a lembrar que estão acima do peso, quando vão a “lojas de tamanhos especiais” e veem desde manequins gordinhas, até mesmo o nome da loja alusivo à sua condição, como “Maxi Modas” ou “Big Mulher”.
Em uma destas pesquisas que realizei, uma consumidora relatou o que todo fabricante de confecções deveria ouvir: “Eu não penso em emagrecer para caber nas roupas. Me sinto muito bem assim e muito bonita. São os fabricantes que vão ter que criar roupas para o meu tamanho, se me desejam como cliente.”
Eu, como pesquisadora de mercado e observadora do comportamento do consumidor, já entrevistei muitas mulheres “gordinhas” que não se sentem nada diferentes das outras mulheres. Elas só percebem que são diferentes, e não gostam disto, quando saem para comprar roupas e lingerie, pois as opções nos tamanhos para elas, ou são mais feias, fora das tendências, ou simplesmente não existem. Elas, então, são obrigadas a lembrar que estão acima do peso, quando vão a “lojas de tamanhos especiais” e veem desde manequins gordinhas, até mesmo o nome da loja alusivo à sua condição, como “Maxi Modas” ou “Big Mulher”.
Em uma destas pesquisas que realizei, uma consumidora relatou o que todo fabricante de confecções deveria ouvir: “Eu não penso em emagrecer para caber nas roupas. Me sinto muito bem assim e muito bonita. São os fabricantes que vão ter que criar roupas para o meu tamanho, se me desejam como cliente.”
Portanto, fique atento!
Enfim, lojista, desejo que com estas dicas se sinta inspirado a observar mais o que vem acontecendo com seus consumidores e adéque seu negócio para estar cada vez mais à frente do mercado.
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Por: Cristina Marinho
Consultora especialista em marketing e comportamento do consumidor.
Consultora especialista em marketing e comportamento do consumidor.
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