quarta-feira, 30 de novembro de 2016

#YUP: Festival Novas Frequências promove caminhada sonora em nove pontos turísticos do Rio de Janeiro


O artista carioca Daniel Limaverde promoverá, durante ação no Festival Novas Frequências, nesse domingo, dia 4, uma caminhada sonora, na qual disponibiliza peças musicais para serem ouvidas em nove locais específicos da cidade do Rio de Janeiro, como em Copacabana e no Parque Lage, acessadas via internet, unindo narrativas sonoras, vestígios de memória e novas perspectivas para a ocupação da cidade.

O trabalho intitulado "Sweet Spot" é uma série que será liberada gratuitamente para download e streaming pelo site www.novasfrequencias.com a partir de sábado, 3, e pode ser escutada em qualquer smartphone com o uso de fones de ouvidos. No domingo, 4, o ponto de encontro, no qual vans levarão o público gratuitamente aos locais da ação, será na Red Bull House, no Jardim Botânico.   

"Sweet Spot" cria um discreto circuito de espaços urbanos do Rio de Janeiro que são reconstruídos através da virtualidade sonora. O ouvinte pode descobrir a quais locais as faixas são associadas por meio de seus respectivos títulos: os nomes das peças são números de coordenadas geográficas de GPS, latitude e longitude. Cada faixa desenvolve uma construção narrativa relacionada diretamente ao espaço que a intitula. Quando o nome de uma faixa for inserido em um mapa online como o Google Maps, este apresentará o ponto preciso onde é possível experienciar a realidade virtual sonora. Todas as faixas do "Sweet Spot" estão em áudio binaural - ou áudio 3D - um método de reprodução que simula espacialização, dando a impressão de que os eventos retratados em cada peça estejam de fato ocorrendo no espaço ao redor do ouvinte, causando com que os sons escutados nos fones de ouvido se confundam com os sons do ambiente e vice-versa.

A 6ª edição do Festival Novas Frequências, principal evento internacional de música experimental e explorações sonoras da América do Sul, acontece entre os dias 3 e 8 de dezembro, no Rio de Janeiro. A programação acontece emdiversos locais da cidade e reúne 44 atrações de 13 países diferentes em atividades que incluem shows, performances resultantes de residências artísticas, festa, discussões, instalações, caminhadas sonoras e, pela primeira vez, uma rodada de negócios e uma ocupação de 16 horas de duração. Veja a programação completa pelo site: http://www.novasfrequencias.com/2016/

O Festival Novas Frequências é fruto da parceria entre os produtores culturais Chico Dub e Tathiana Lopes, e surgiu em 2011 sempre à procura de artistas que rompem com fronteiras pré­estabelecidas em busca de novas linguagens sonoras. Considerado o Melhor Festival do Rio de acordo com o Prêmio Noite Rio 2013, o festival só realiza apresentações inéditas no país. No caso dos artistas nacionais, a curadoria prima por apresentações que nunca ocorreram antes no Rio – seja trazendo artistas de outros estados que ainda não tocaram na cidade ou propondo performances comissionadas de artistas residentes.

Caminhada Sonora - "Sweet Spot", de Daniel Limaverde @ Rio de Janeiro
Data: 4 de dezembro, a partir das 15h
Ponto de encontro: Red Bull House - R. J. Carlos, 101
Evento gratuito

Ficha Técnica

Chico Dub – curador e diretor artístico

Chico Dub é curador, produtor cultural e diretor artístico com foco em música experimental, novas tendências e música de vanguarda. Além do Novas Frequências, já realizou curadorias para o Museu de Arte do Rio (MARgem: ciclo de música experimental no MAR, em 2016), Sónar São Paulo (2012), Festival Eletronika em Belo Horizonte (2013-2015), SESI Cultura Digital (2014-2015) e Red Bull (2014-2016), além das séries Invasão Paraense e Invasão Baiana para os CCBBs de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro (2012, 2014-2015). Em outubro de 2016, assinou a curadoria da exposição de sound art brasileira Gambiarra Sonora no centro cultural alemão Hellerau, em Dresden. Em 2014, coordenou o projeto de programação cultural do novo Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro. É idealizador e curador da série de coletâneas Hy Brazil, registro que tem como objetivo mapear e divulgar a nova produção eletrônica e experimental brasileira. Atualmente, é co-apresentador do programa de rádio de Portugal Ginga Beat (Red Bull Music Academy Radio/ Vodafone FM).

Tathiana Lopes/ Cardapio de Ideias Comunicação e Eventos – direção de produção e produção executiva

Fundadora e diretora da Cardápio de Ideias Comunicação e Eventos, agência de produção e desenvolvimento de projetos fundada em 2008. Além da realização e direção do Festival Novas Frequências, é responsável pela produção do Shakespeare Lives, uma série de eventos realizados pelo British Council para o fomento das artes e troca cultural entre o Reino Unido e o Brasil que inclui debates, cinema e teatro. É realizadora e diretora do Festival Mais Performance, que acontece entre setembro e outubro de 2016 no Oi Futuro Ipanema com exposições, performances, debates e workshops. Foi responsável pela elaboração e produção da mostra de cinema ao ar livre Cine Daros no Pátio. Com o artista plástico Vik Muniz, desenvolveu e produziu o Projeto Paisagem para a Rio+20. Tathiana Lopes é formada em artes, propaganda e marketing e gestão de negócios www.cardapiodeideias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com