sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Saias invadem o universo masculino

Saias masculinas

Ano passado escrevi uma matéria para o MM falando sobre a moda dos homens de saia, o post foi um sucesso e muita gente comentou, mas até hoje eu não vi e nem usei uma. Agora em minhas pesquisas pela net achei essa matéria no GNT falando exatamente sobre o que eu escrevi ano passado, não resisti e vou compartilhar com vocês. Será que essa moda vai mesmo pegar?

Apesar de ser vista como uma peça feminina, a saia não deve se limitar a elas. É o que acredita a associação Hommes en Jupe (Homens de Saia) que, na França, defende o uso das saias para os ocidentais como acontecia na antiguidade, quando não havia distinção entre a roupa de homens e mulheres. Para o grupo, por ser uma roupa muito confortável, não deve ficar restrita ao universo feminino. Eles exigem igualdade e o fim do preconceito.



Na moda, a aposta na saia tem sido feita há algumas temporadas por estilistas renomados, entre eles Marc Jacobs – que já foi visto usando a peça inúmeras vezes – e vem ganhando timidamente as ruas.

O kiltmaker (designer e especialista na confecção de kilt, o saiote masculino de origem celta) Emerson Mexx, da X-Kilts, explica que a saia é usada por diversas “tribos”, mas a procura maior partia de roqueiros e frequentadores de casas noturnas. Só que isso mudou. “Hoje o leque está mais amplo. Muitos homens vestem o kilt por curiosidade, outros querem usar no dia a dia. Já confeccionei, inclusive, peças para casamentos e formaturas”, afirma.

Na opinião do kiltmaker brasileiro, para isso acontecer, a sociedade precisa ser mais livre. “Muitos pontos negativos na ideia de usar kilt estão na cabeça das mulheres e não na dos homens. E, é claro, que se a namorada ou esposa não quiser, fica difícil contrariar”, observa.

O costume de homens usarem saias existe há séculos. Mas perdeu-se o hábito do uso de roupas sem bifurcação pelos homens. “Hoje, é uma questão de atitude, de liberdade de expressão. A aceitação já está acontecendo”, comemora Emerson. O profissional compara esse processo ao que ocorreu com a tatuagem. “Há alguns anos, os desenhos no corpo eram mal vistos, coisa de delinquente. Atualmente, a sociedade aceita. Está na moda. Com as saias masculinas certamente acontecerá da mesma forma”, finaliza otimista.

Fonte:GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com