sábado, 27 de novembro de 2010

Varejo de Moda no Natal


Chegamos na época do ano mais esperada pelo varejo! É a época de grande movimento na loja, grande faturamento diário e muitos novos clientes. Portanto, grande oportunidade para testar estratégias e fidelizar. Não se esqueça que novos clientes conhecerão sua loja no melhor momento: toda decorada, cheia de vendedores e produtos, e eles, os clientes, com dinheiro para comprar e todos contagiados por um clima de muita felicidade. Não desperdice nenhum segundo deste período, lembre-se que é num clima de felicidade que as pessoas compram mais. Não deixe que a venda se encerre com a entrega do produto.

Prepare-se para transformar um simples cliente curioso ou um cliente estreante em sua loja, em um cliente em potencial!

Abaixo, descrevo três dicas para aproveitar neste momento de Natal. Agora mesmo comece a listar as melhorias e mudanças a serem feitas para conferir os resultados no seu caixa e nos próximos Natais.

1 – Treinamento para sua equipe.

Nesta época do ano, os lojistas geralmente contratam equipe extra, de funcionários temporários. É preciso colocá-la no “esquema da loja”. Mesmo que sejam temporários, para o cliente são como funcionários da loja e, portanto contribuem para a imagem boa ou ruim do atendimento. Por isso, mesmo que você tenha que investir um pouco mais em funcionários que daqui há 2 meses estarão fora da sua loja, não se esqueça que é sua imagem que está em jogo, e todo o investimento para a sua imagem vale a pena.

E, como sua loja vende moda, funcionários temporários também precisam estar com visual impecável, atualizado e com informações sobre as tendências de verão na ponta da língua. Os clientes percebem qualquer deslize, cuidado!

O treinamento da equipe fixa da loja também é imprescindível, principalmente para não se perder vendas. Não se esqueça: os clientes querem comprar, precisam comprar, e tem dinheiro para comprar. Este é a trilogia perfeita para sua loja lucrar! Portanto, equipe “em ponto de bala”!

E não se esqueça de motivá-los todos os dias. O cansaço é maior nesta época, mas pode ser atenuado com elogios, estímulos, e dicas!

Os clientes também podem estar cansados, portanto, bancos pela loja, água gelada e um guarda volumes levantam o astral de qualquer um, e os deixam animados para ficar mais tempo em sua loja. Cortesia e educação encantam sempre, ainda mais no natal e com loja cheia!

2 – Decoração impactante da loja e vitrines.

Toda decoração de loja fica mais fácil quando se tem um tema, e melhor tema para ser explorado do que o Natal não há! Mas é preciso ter cuidado para não cair no lugar comum. Criatividade já! Inove em sua vitrine! Mostre aos seus clientes que sua loja é diferente. Trate os símbolos do Natal de maneira inusitada! Crie cenários com os manequins, utilize seus produtos para criar uma árvore diferente, vista seu papai Noel de maneira fashion! A moda no Natal merece um visual diferente.

Criamos um blog na N.Marinho onde reunimos ideias diferentes de vitrines com os diversos temas. Acesse, há boas sugestões lá. http://vitrinenmarinho.wordpress.com./

Faça com que os clientes comentem sua decoração!

Faça mudanças todas às semanas, para criar expectativa entre os consumidores e gerar fluxo!

3 – Embalagens de presente para impressionar.

A maioria das compras feitas no Natal é para presente, isto é, seu cliente vai usar a sua loja e seus produtos para mostrar o quanto estima seu amigo, filho , parente. Por isso, a embalagem para presente tem que impressionar. Capriche nos pacotes, laços, enfeites e sacolas, por menor que seja o valor do produto comprado. É a chance de você encantar pelo menos duas pessoas, seu cliente e  o presenteado. Não é momento para economizar. Pense a longo prazo, é sua chance de atrair novos clientes e fidelizar!

Caro lojista,não perca tempo! Transforme este Natal no melhor de todos para a sua loja!


Por: Cristina Marinho

Consultora especialista em marketing e comportamento do consumidor.

Um comentário:

  1. O discurso "Good Design, Good Business" tem fontes não perceptíveis mesmo para famosos do Marketing. Quem conhece bem estas fontes?

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