sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Confira 7 tendências de inverno apresentadas em NY

Vestido curto finalizado com gola de pele, de Proenza Schouler

Estampa geométrica de Carlos Miele

Jaqueta de pele de Ralph Lauren

Tecidos trabalhados artesanalmente criam texturas diferenciadas num mesmo look: Rodarte

Brilho faz parte das coleções, criando texturas diferenciadas nos tecidos: Anna Sui

Casaco de linhas retas de Calvin Klein, desenhado pelo brasileiro Francisco Costa

Tons avermelhados quebram a hegemonia do cinza e do preto nas passarelas de Nova York: Narciso Rodriguez


Os desfiles de Nova York terminaram e nesta sexta-feira (19) já começam os de Londres, com vídeos exibidos pela no site oficial da semana de moda inglesa. As passarelas americanas marcaram alguns caminhos que a moda de inverno 2010/2011 deve tomar. Mais pé no chão - apesar de saltos altíssimos, mas com uma intenção de mostrar que o luxo agora não está na exuberância, mas no conceito, nos detalhes, nas formas de usar, na escolha das peças bem acabadas, nos tecidos sofisticados, que podem ter aspecto rústico ou muito brilho.

Não há novidades que saltam aos olhos, mas dá para anotar o que mais os estilistas mostraram. Confira as  sete tendências para você começar a preparar o guarda-roupa de inverno, mesmo que por aqui nossos termômetros ainda beirem os 40ºC.

1) Cores - Se você está cansada de ver cinza e preto no inverno, acostume-se mais um pouco: a maioria dos desfiles nos Estados Unidos trouxe essas cores, junto com beges, off-white, marrons e verdes. Mas a cartela inclui também tons mais vivos, como avermelhados, azuis e amarelos.

2) Pele - Verdadeiras ou falsas, as peles estão mais do que na moda. Por aqui, os estilistas brasileiros já haviam colocado em algumas peças, mas em Nova York, quase todos desfilaram. Vêm aplicadas tanto em barras e mangas, algumas dando volumes aos ombros, como também em peças inteiras (leia-se principalmente casacos e casaquetos). Surgem ainda em jaquetas, coletes saias, bolsas e até em sapatos. Com certeza, nosso frio não é tão intenso para tanto.

3) Casacos - São as peças-chaves da estação, desde os trench-coats, inspirados no militarismo (tendência já mostrada nos desfiles daqui) aos de linha A, passando pelos pelos que lembram blazeres masculinos. Jaquetas justas ou mais largas, com capuz, e casacos retos e curtos também têm vez. Modelos bem curtos e pelerines também estão presentes. Todos aparecem nos mais variados tecidos: tricôs, tecidos de lã, como tweed, e veludo, muito veludo.

4) Vestidos - São peças importantíssimas, mesmo no inverno. Os curtos, usados com leggings, meias ou botas altíssimas, apareceram em praticamente todas as passarelas. Mas além dos curtos, há os que na altura dos joelhos e, claro, os longos, para os tapetes vermelhos e festas em geral. Em todos, entram o minucioso trabalho de construção, criando drapeados, babados e formas não tradicionais. Ou apenas linhas simples, aparentemente fáceis, mas com rigor que beira a alta-costura. Mistura de cores e de tecidos também vai bem. Na modelagem, desde os mais justos aos mais fluidos, além daqueles que dão ênfase aos ombros ou com certo volume nos quadris, e os meios godês ou franzidos. Neste item, entram as saias também, bastante vistas nas passarelas.

5) Calças - Aqui a variedade é grande. Desde as do tipo skinny, passando pelas retas clássicas, com cuidadoso trabalho de alfaiataria, até chegar às de montaria, algumas com também ênfase nos quadris. Os comprimentos podem ser um pouco mais curtos, para combinar com botinhas. E bermudas entram no vestuário de inverno, para serem usadas com meias grossas.

6) Texturas - Sobreposições de peças, mistura de estampas e de tecidos, que às vezes vêm com relevos ou trabalhados de forma artesanal, como lãs felpudas, tricôs e crochês, além de aplicações pontuais ou em peças inteiras, fazem das coleções de inverno um mix de texturas. Isso dá às roupas um ar de brechó moderno, como se a pessoa não pensasse muito antes de escolher o look. Por vezes, a lembrança vem do grunge, agora com uma pegada de luxo casual.

7) Estampas - No inverno não faltam xadrez. Pois bem, os mais clássicos estão nas passarelas, mas a geometria composta por faixas de tecidos de cores diferentes e cortes assimétricos marcaram várias coleções, assim como floridos, que lembram um pouco o estilo bohemian chic, e desenhos abstratos. 

Fonte:http://moda.terra.com.br/interna/0,,OI4274043-EI1119,00-Confira+sete+tendencias+de+inverno+apresentadas+em+Nova+York.html
 

3 comentários:

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com