Capa dos livros "Arte Ambiente Cidade - Rio de Janeiro" e "Canções do Rio".
Os livros "Arte Ambiente Cidade - Rio de Janeiro" e "Canções do Rio - A Cidade em Letra e Música", propõem um novo olhar sobre o Rio de Janeiro:
Arte Ambiente Cidade - Rio de Janeiro - Uma nova perspectiva do Rio de Janeiro é o que propõem a museóloga Mariana Várzea e Roberto Ainbinder, autores do livro "Arte Ambiente Cidade - Rio de Janeiro". O livro tem fotografias de Cesar Duarte, e proporciona um passeio cultural pelo Rio, mostrando a riqueza da coleção de arte pública exposta pelas ruas da cidade. "Arte Ambiente Cidade" mostra um inventário das 570 obras de arte que estão pela cidade, evidenciando o caráter histórico das peças que a adornam, desde esculturas e monumentos em bronze até o grafite, chamado de 'arte efêmera'.
Entre as obras fotografadas estão a homenagem ao marechal Floriano, na Cinelândia, os heróis de bronze do século XIX, a homenagem aos mortos da 2ª Guerra Mundial na Glória, o Cristo Redentor e a escultura "Mulher Com Ânfora", produzida por Humberto Cozzo. O programa Esculturas Urbanas, criado em 1995, mereceu destaque no livro. Artistas como Amilcar de Castro e Franz Weissmann produziram figuras de bronze de artistas, escritores e músicos em tamanho natural, conhecidas como 'ombros amigos'. Um dos mais populares é o poeta Carlos Drummond de Andrade. Para conhecer a cidade de um jeito diferente!
Canções do Rio - A Cidade em Letra e Música - Uma das cidades mais cantadas do Brasil, o Rio de Janeiro ganhou um livro dedicado inteiramente à canções que falem sobre a sua poesia. O jornalista Marcelo Moutinho reuniu os grandes especialistas em música como Sérgio Cabral, Nei Lopes, Ruy Castro, Hugo Sukman e Silvo Essinger para escreverem sobre os principais gêneros musicais que têm músicas sobre o Rio de Janeiro.
O objetivo do livro é fazer uma análise sobre a presença da cidade maravilhosa na música popular brasileira. Cabral escreveu sobre marchinhas, Nei Lopes sobre o samba, Ruy Castro sobre bossa nova, Hugo Sukman sobre canções modernas, João Máximo sobre a era de ouro e Silvio Essinger sobre rock, rap e funk. A leitura oferece um mergulho histórico na música brasileira, e mostra a evolução dos ritmos e admiração dos compositores pelo Rio de Janeiro. Uma delícia de ler!
Nenhum comentário:
Postar um comentário