segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

As marcas precisam perder a qualidade quando crescem?



Falar sobre acabamento de roupa não é o meu forte, mas ao longo doa anos vejo que algumas marcas crescem e perdem a qualidade de seus produtos, detalhes bobos, mas detalhes que não precisavam ser deixados de lado, afinal de contas, se essas marcas querem crescer e virar referencia de moda o cuidado com todos os detalhes é muito importante.


Hoje escolhi quatro marcas, em três eu só comprei uma vez e não compro nunca mais (ARMADA, FERRACINI e TOULON) e a outra é a TNG, marca que eu gosto muito e, apesar de tudo, continuo comprando - detalhe: quase todos os produtos foram fabricados na CHINA.


Armada - comprei um casaco e na semana seguinte encontrei o mesmo casaco em uma loja mais popular por um preço super menor, escrevi pra eles e a resposta que eles me deram foi que isso acontece porque o importador não cumpriu o acordo... Fiquei impressionado com a falta de responsabilidade e de cuidado com a marca, se o importador não cumpriu com o acordo devolva tudo e processe-o. Enfim uma marca fora da minha lista de marcas que amo.


Ferracini - tem uma linha de sapatos bem bacanas, mas comprei um que não durou nada, rapidamente descolou a sola, quando entrei em contato com a fábrica eles me pediram tanta coisa que decidi desistir de trocar o sapato... Tinha que preencher um documento, tirar fotos do produto e esperar que eles decidissem se o problema era meu ou deles. Com tanta marca de sapato por aí será que eles acham que eu ia fazer todo esse ritual pra ficar satisfeito com a marca? DICA: sigam o exemplo de procedimentos pós-venda da Apple, não por acaso que ela é uma das marcas mais amadas do mundo.

Toulon - uma rede fast fashion bem sofrível, mas de vez em quando tem alguma coisa que salva, uma vez comprei uma bermuda básica, bem simples, mas quando cheguei a casa percebi que a desgraça estava sem etiqueta da marca, vinha só com uma etiqueta de composição e o "made in China". Escrevi pra lá reclamando e dizendo que poderia comprar aquilo em qualquer rua do Rio de Janeiro e mais um monte de coisas... Pelo menos eles me responderam e pediram desculpas, dizendo que foi correria de fim de ano e umas outras desculpas prontas - todas made in China também.


TNG - essa é uma marca que eu curto muito, acho que eles fazem uma moda urbana muito boa, comprei várias peças da coleção de verão, mas em duas eu fiquei bastante chateado com a falta de cuidado no acabamento... O botão do blazer não durou um dia e já caiu, levei pra minha costureira e ela disse que o segundo ia cair também, que não tinha acabamento e etc.


O que vemos é que a moda brasileira tem muito a melhorar, crescer sem perder a qualidade é um desafio e comprar da China é uma realidade. Mas deixar a qualidade cair é uma é amadorismo e pressa em lucrar em curto prazo, já vi outras marcas com problemas semelhantes, uma vez a ELLUS comprou uns casacos da China que vieram cheios de defeito – ficavam cheio de bolinha e o símbolo da marca parecia outra coisa, totalmente deformado – mas eu só vi isso uma vez na marca, depois a qualidade da marca voltou ao normal e é por isso que ela continua no topo.


Marcas nacionais, antenái-vos!

Fábio Monnerat

7 comentários:

  1. Uma pena que as marcas invistam tanto em propaganda e pouco em qualidade. Acredito que não basta renovar a embalagem, qualificar o pdv e fazer propaganda. Se o produto final não responde ao que é esperado, não adianta de nada!!! Eu tenho ficado bem satisfeita com marcas que antes era mais fraquinhas, como Avon, Renner... agora tô virando fã! E sem problemas com os produtos! bjks!!!

    ResponderExcluir
  2. As marcas começam a crescer, querem vender mais e para baratear a produção recorrem a produtos de péssima qualidade. A TNG tem sido uma decepção e tb parei de comprar na Toulon.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, é propaganda d+ e pouca preocupação com a coleção... a ideia é lucrar rápido, mas quem quer se consolidar como marca precisa de muito mais. Também estou curtindo muito as fast fashion como Renner, C&A e Zara.

    Tati e Leo,
    Obrigado pelos comentários.

    Fábio Monnerat

    ResponderExcluir
  4. Fábio,

    Pense o que eu passo aqui em Portugal, quando encontro esses mesmos problemas na Zara, H&M... E se você pensa em reclamar, eles já viram a cara, torcem o bico e dizem que "roupa de saldo (liquidação) eh assim mesmo". Pode um "trem" desse?! ;) @PauloMarquez

    ResponderExcluir
  5. Paulo,
    é uma forma muito estranha mesmo de tratar o cliente, infelizmente essas marcas brincam com seus consumidores e esperam que a gente tenha algum tipo de fidelidade.

    Agora, nunca pensei que na Europa fosse assim, nos EUA tenho amigos que gostam muito dessas redes, pois quendo querem trocar não há problema algum, eles sempre são atendidos Enfim, temos é que boicotar essas marcas.

    Grande abraço e obrigado pelo comentário aqui no über.

    Fábio

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Já faz muito tempo que os calçados Ferracinis eram sinônimos de qualidade, hoje possuo dois pares de sapatos Ferracinis, sendo que os dois modelos adquiridos em datas distintas, em menos de dois meses apresentaram os mesmos defeitos os descolamentos dos tacões.

    Cadê a qualidade Ferracini?! Isso por que são sapatos de valores consideráveis se comparado com tantos outros.

    ResponderExcluir
  7. Não só essas. Se vc pegar as "GRANDES" marcas brasileiras, todas em geral pecam em qualidade e acabamento.

    ResponderExcluir

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com