VOCÊ É ALTO
Prefira peças que dividem e encorpam. A ideia é fatiar a silhueta. Pode ser com listras, cores ou texturas

 

TERNO
O de abotoamento alto, geralmente de três botões e lapela mais larga, destaca a gravata e não encomprida como o de dois botões.

COLARINHO
O italiano, mais aberto e curto, é perfeito para você e está na última moda. Fuja dos ingleses. Muito pontudos, acabam afinando seu rosto.

GRAVATA
Esqueça as estreitinhas da moda. Não cabem bem em caras altos como você. As suas gravatas devem ser largas e de tons chamativos, contrastando com o terno.
CAMISAS E CAMISETAS
Escolha camisas com bolso, com recortes na altura do peito ou botões de pressão. É bom que suas polos tenham listras largas ou colarinho de outra cor.
SAPATOS SOCIAIS
Escolha modelos com fôrmas mais robustas, o que inclui solado e bordas mais largas. Privilegie modelos com recortes e detalhes, como o brogue.
CASACOS E JAQUETAS
Escolha modelos de tecidos mais encorpados. Botões duplos, lapelas largas e bolsos externos com lapelas são uma boa. Nada muito longo.
MALHAS
Prefira as com pontos grossos, como a fisherman e a aran, tendência de inverno. Para o cashmere, vá na argyle (com losangos) com gola careca.

ACESSÓRIOS
Pense em tudo que encorpa e que fatia a silhueta: cachecol, cintos de cadarço bicolores, pasta carteiro usada na diagonal, meias listradas e relógios chamativos.

TÊNIS E SAPATOS CASUAIS
Eles devem ser parrudos, com solado alto e fôrma larga. Os tênis street coloridos foram feitos para você, assim como as botas pesadas.

TECIDOS E ESTAMPAS
Se a ideia é encorpar, tecidos mais grossos, como o veludo, ajudam. Prefira estampas grandes ou de cores contrastantes.

PADRÕES
Para ternos de lã fria, os quadriculados, como o windowpane, e os texturizados são os melhores para criar volume.

CALÇAS CASUAIS
Aproveite a volta à moda do veludo e das calças com pregas (veja foto no capítulo Calças). Para os jeans, escolha as lavagens mais claras ou com interferências horizontais (bigode de gato).
———————————

VOCÊ É BAIXO
Use peças que alonguem, em cores únicas, com zíper ou lapelas alongadas

 

TERNO
Use as lapelas estreitas e alongadas da moda. Prefira paletós com um ou dois botões. O padrão ideal é o risca-de-giz fininho.

COLARINHO
Esqueça o italiano, muito largo e aberto. Use o inglês, mais pontudo, ou o francês, básico. Os curtos, da moda, ficam bem desde que combinados com gravatas estreitas.

GRAVATA
Imbatíveis, são as lisas e estreitas (entre 5 e 8 cm), mas você também pode usar as com estampas geométricas miúdas, sempre de fundo escuro, no tom do terno.

PADRÕES
Além do risca de giz, os padrões chamados de falsos lisos, como o espinha de peixe, funcionam bem, pois têm textura entremeada por linhas verticais.

SAPATOS SOCIAIS
Vá nas fôrmas alongadas, sem muitos detalhes ou costuras. Anote os modelos ideais: oxford, slip on e mocassim.

CASACOS E JAQUETAS
Abotoamento simples e zíper são bons aliados para alongar sua silhueta. Prefira modelos mais ajustados e que terminem um pouco abaixo do cós da calça.

MALHAS
O ideal é que sejam mais finas e com decote em V. Texturas: prefira as caneladas com trama vertical e as de cor única.

ACESSÓRIOS
Correntes leves, pulseiras finas e relógios são bem-vindos. Cachecol com pontas caídas está liberado. Só use cintos no tom da calça (cores contrastantes fatiam a silhueta).

TÊNIS E SAPATOS CASUAIS
Quanto mais próximo do tom da calça, mais alongado você ficará. Duas cores? Não pode.

TECIDOS E ESTAMPAS
Dê preferência às estampas miúdas e pouco contrastantes. Tecidos leves, como o algodão fininho, são bons para você.

CAMISAS E CAMISETAS
A melhor camiseta é a de decote em V. Nas camisas casuais, é bom ter listras verticais. Bolsos só se forem pequenos.

CALÇAS CASUAIS
Modelagens retas ou afuniladas são ótimas, assim como jeans com lavagens claras verticais (na coxa). Xô, cargo.

BERMUDAS
Use as mais curtas – elas ajudam a alongar suas pernas. Nunca use abaixo do joelho.
———————————

VOCÊ É GORDO
Com alguns cuidados, quem está acima do peso pode parecer mais magro. Use peças que alongam e não evidenciam os quilos extras
 

TERNO
Dê preferência aos de abotoamento alto, com três botões. Alguns jaquetões também podem vestir bem, não deixe de experimentar.

PADRÕES
Sempre discretos e, de preferência, escuros: espinha de peixe, sal e pimenta e risca-de-giz.

COLARINHO
Devem ser proporcionais a seu rosto e pescoço e, na medida do possível, alongados. Quem tem papada deve usar colarinho alto e largo.

CAMISAS
Prefira tecidos encorpados, como o oxford e o espinha de peixe. E com listras.

GRAVATA
Está usando um paletó de abotoamento alto? Então é hora das gravatas chamativas. Use listras largas, cores fortes e nós robustos.

CALÇAS
Mesmo entre as cáquis, existem as de tecido mais encorpado. Vá nelas. Quanto à modelagem, fique com a reta e não compre nada que afunile na perna.

MALHAS
Além do decote em V, o cardigã pode ser um ótimo aliado se estiver no mesmo tom da calça, pois esconde as laterais e desvia a atenção para o rosto. As malhas caneladas são uma boa opção.

CASACOS E JAQUETAS
Fique longe dos enchimentos. As jaquetas de tecido encorpado que terminam abaixo do cós ou no quadril são as melhores, assim como os modelos com zíper.

ACESSÓRIOS
O cinto, os sapatos e as meias devem seguir os mesmos tons da calça, pois essa continuidade alonga a silhueta. Capriche nos óculos e no relógio.

TÊNIS E SAPATOS
Prefira sempre solados parrudos. Bases maiores deixam a figura mais proporcional. Tênis de solado baixinho não pode.

TECIDOS E ESTAMPAS
Opte sempre por tecidos mais encorpados, que não marcam demais. Quanto às estampas, nem miúdas nem grandes: as médias com fundo escuro são as melhores.

CAMISETAS
A melhor é a polo de piquê, que tem tecido encorpado e não marca as dobrinhas da barriga, enquanto a gola enfeita e chama a atenção para o rosto.

BERMUDAS
As de sarja sem bolsos externos devem terminar acima do joelho. Para as de praia, você pode usar as de meio-cós (com botão de pressão e velcro na frente e elástico embutido atrás).
———————————

VOCÊ É MAGRO (MAS ANDA MEIO BARRIGUDO)
A melhor pedida é desviar a atenção do centro do seu corpo

 

TERNO
O ideal é um sob medida, cuja lapela vá abrindo até o limite da sua barriga, criando um V longo. Em geral, encontrada nos modelos de dois botões.

CAMISA
Tecidos encorpados, listras e bolsos duplos, são ótimos pra você.

COLARINHO
Quanto mais imponente, melhor. Podem ser com dois botões, com pé de gola alta ou mesmo os curtos da moda. A ideia é sempre enfatizar seu rosto.

GRAVATA
Nem fininha nem larga demais. As médias (de 8 a 10 cm) vão bem com nós robustos (windsor e duplo). Aposte em cores e padrões vibrantes.

CALÇAS
Evite os modelos com modelagem afunilada (moda na próxima estação). Todos os outros estão liberados.

CASAC OS E JAQUETAS
As jaquetas mais compridas e retas, na altura do quadril, vão bem. Evite modelos com punho.

MALHAS E TRICÔS
Invista na gola polo e no cardigã. Peças que têm uma listra larga horizontal na altura do peito são boas.

CAMISETAS
Invista nas de manga raglan (escuras na barriga) e no decote em V. Ambas alargam os ombros e criam uma falsa linhacentral, que afina a silhueta.

ACESS ÓRIOS
Pasta carteiro na vertical, cachecol e lenços de verão são boas pedidas porque desviam a atenção da barriga. Relógios e sapatos chamativos também são legais.

TÊNIS E SAPATOS CASUAIS
Duas boas alternativas: um modelo no mesmo tom da calça, para alongar a silhueta, ou um bem chamativo, para desviar a atenção da barriga.

TECIDOS
Para camisas e camisetas, escolha tecidos mais encorpados. Se quiser ficar perto do barril de chope, fique bem longe de cambraias de linho e de algodão e de camisetas com elastano.

DETALHES
Não compre nada que tenha botões com detalhes chamativos. Invista em logos e silks na parte de cima do corpo, começando sempre acima da barriga.

ESTAMPAS
Sempre ajudam, especialmente se não forem uniformes. As geométricas e as listras disfarçam bem a barriga.

Fonte:Vip-Abril