Segundo o livro "Lovemarks - Futuro Alem Das Marcas" de Kevin Roberts, o amor é o caminho para as empresas. Roberts afirma que as marcas simplesmente perderam a atratividade, mas aponta a solução; criar produtos e experiências com poder de estabelecerem conexões emocionais duradouras com os consumidores. O autor constrói uma análise crítica, envolvente, com argumentos objetivos, e compartilha a visão global de um líder empresarial dinâmico que acredita ardentemente que conexões emocionais e indivíduos inspiradores podem transformar o mundo.
A partir dessa teoria, em novembro, fizemos uma enquete para saber qual a marca brasileira é a mais querida. Foi muito difícil chegar aos 17 nomes, mas não tinha jeito, a moda brasileira cresceu e, pra nossa sorte (considerando que até bem pouco tempo poucas marcas tinham algum destaque no cenário nacional), muita marca boa ficou de fora...
Nós esperávamos uns 150 votos, mas os leitores "fofos" do blog nos surpreenderam e obtivemos um total de 233 votos... Só temos a agradecer pela participação.
Das 17 marcas, selecionamos as 3 mais queridas do Brasil segundo a nossa pesquisa...
Em 1º lugar com 29 votos ou 12% da preferência a toda poderosa OSKLEN. O mais bacana é que ela foi líder desde a 1ª semana de pesquisa. A marca do Oskar Metsavath, com sua bossa toda carioca e, ao mesmo tempo, cosmopolita, mistura o que há de mais conceitual, eco e novo luxo, com o bom e velho comercial, o que faz da Osklen uma marca querida tanto pelos fashionistas quanto pelos não ligados às novidades fashion.
Em 2º lugar com 25 votos ou 10% do total, para minha surpresa e felicidade, a marca Alexandre Herchcovitch. De uma moda super conceitual e um tanto underground, a AH virou uma das marcas mais badaladas do Brasil (aqui e lá fora), além das ótimas coleções, hoje ela está presente em parcerias com outras grandes marcas como a Melissa e a Chilli Beans, só para citar algumas das muitas parcerias dessa poderosa marca. Vale lembrar que o Alexandre também é responsável pelas coleções da Rosa Chá... Coisa de gênio!
Em 3º lugar a Colcci, com 24 votos ou 10% do total, uma marca que até bem pouco tempo nem era muito conhecida, mas que investiu pesado e começou a participar das semanas de moda (primeiro o Fashion Rio e depois a SPFW) e contratou como sua garota propaganda ninguém mais que a über Gisele Bündchen... Pronto, bastou tudo isso, mais uma dose de moda jovem e descolada para a marca entrar para a whishlist dos antenados... Tudo bem que ela não lança moda conceitual, mas a receita vem dando certo... Em 2011, creio eu, que a marca vai passar por um momento bastante complicado, na verdade, terá que rever muitas coisas, reformular sua receitinha básica para não largar o topo. Vale lembrar que Gisele não é mais a estrela da marca e que a Colcci mudou muita gente da equipe, inclusive a estilista. Só podemos desejar sucesso!
Confira o ranking completo:
4º lugar - Empate entre Ellus e Forum - com 18 votos ou 7% do total (cada uma).
5º lugar - Empate entre a Maria Bonita e Carlos Miele - com 13 votos ou 5% do total (cada uma).
6º lugar - Empate entre a Animale e Ronaldo Fraga - com 12 votos ou 5% do total (cada uma).
7º lugar -Isabela Capeto - com 10 votos ou 4% do total.
8º lugar - Empate entre a Neon, Reserva, Redley, Triton e Reinaldo Lourenço - com 7 votos ou 3% do total (cada uma).
9º lugar - Empate entre a Gloria Coelho e Maria Bonita Extra - com 6 votos ou 2 % do total (cada uma).
Ainda tivemos a opção OUTRA, para quem não estava satisfeito com as opções, que obteve 12 votos ou 5% do total de votos.
Über-agradecemos a todos que votaram!
Fábio Monnerat
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