sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Varejo de Moda para a Classe C


Os consumidores da Classe C estão consumindo cada vez mais vestuário e o preço não é mais o principal fator de escolha.
Eles já representam mais do que a metade dos consumidores do país, irão consumir mais de 8 bilhões de reais só em vestuário até o final de 2010, e descobriram o “poder da roupa nova” em atrair respeito e dignidade! Por isso, caro leitor varejista, se você ainda não vende, com certeza ainda venderá muita moda para os consumidores da Classe C.

E não pense que é uma tarefa muito fácil! Pois estes consumidores têm desejos e hábitos de compras diferentes do que conhecíamos, e de como eram os consumidores que antes formavam as classes menos favorecidas. Mas muita coisa mudou! E ainda por cima, todo cuidado é pouco, pois eles são sensíveis e até diria recalcados. Assim, qualquer deslize ou má interpretação no atendimento ou comunicação os faz trocar de loja sem titubear.

Contudo, todo esforço é compensador, pois os consumidores da Classe C estão consumindo cada vez mais vestuário e o preço não é mais o principal fator de escolha. Isto é, descobrindo a fórmula de agradá-los, seu sucesso é garantido!

Com a experiência que constantemente adquiro realizando, pessoalmente, muitas pesquisas etnográficas, onde minhas observações são aprofundadas nas lojas que vendem para este público; entrando em suas casas e constatando suas roupas que vão sendo tiradas dos seus íntimos guarda roupas, posso dar-lhes algumas dicas para que obtenham sucesso junto a esta Classe C:

Ensine-os a comprar moda!

Muitos consumidores da Classe C estão iniciando no consumo de moda, isto é, passam da compra do essencial para o supérfluo. Por isso, eles precisam de auxílio para compor uma mala para viajar pela primeira vez ou para saber o que usar em uma ida ao teatro, na aula de academia ou mesmo na reunião da escola do seu filho. Atue como o Esquadrão da Moda para estes consumidores! Sua equipe de vendedores deve atuar como personal stylists de seus clientes!

Contudo, não se esqueça que estes consumidores iniciantes buscam segurança, quando compram moda. Por isso, preferem usar tudo combinando e de forma simétrica, para não errar. Isto é, bolsa da mesma cor que o sapato e nunca ousar misturando listras com xadrez!

Use comunicação e imagens pertinentes ao mundo deles!

Estes consumidores não procuram ter a vida dos ricos, nem o corpo das modelos, nem o cabelo das artistas. Eles estão muito satisfeitos com a sua vida e imagem! Por isso, as imagens a serem usadas em campanhas e decorações da loja devem ser de pessoas como eles, com o corpo deles, contudo mostrando-se bem cuidados e bem sucedidos. As lojas Renner utilizam muito bem este recurso em suas imagens para definir setores da loja. Os modelos são pessoas muito próximas das que circulam pelas lojas.

Os looks desfilados no São Paulo Fashion Week são para eles incompreensíveis e jamais usáveis. Faça vitrines com looks que possam sair dos manequins e imediatamente ir para as ruas.

Capriche na decoração e vitrines de sua loja!

Já sabiamente dizia o carnavalesco Joãozinho Trinta: “O povo gosta de luxo”! E como estes consumidores foram privados do consumo de moda por muitos anos, agora que eles têm o poder de compra nas mãos, querem ser finalmente tratados como reis. Querem comprar em lojas muito bem iluminadas, com vitrines atrativas, grande espaço para circularem e fartura de detalhes na decoração. Nada de ambiente com aspecto desleixado, escuro, vazio e velho.

As lojas C&A, campeã na preferência e identificação dos consumidores desta Classe, vem investido fortemente na decoração das suas lojas, transformando-as em ambientes luxuosos, inspirados nas grandes redes de lojas de departamento americanas.

E o tratamento de rei deve vir também no atendimento. Trate este consumidor com muita atenção e paciência. Ele gosta de ser bajulado e reconhecido como um excelente cliente. Jamais o observe com julgamento!

Vamos lá lojista de moda! Não subestime o consumidor de Classe C. Ele só vai comprar em sua loja se sentir devidamente valorizado e respeitado.

Lembre-se, são 8 bilhões de reais que eles fazem circular, e que serão distribuídos para os lojistas que compreendê-los!

Boas Vendas para a Classe C!

Entre em contato comigo através do e-mail cristina@nmarinho.com.br ou pelo site www.nmarinho.com.br
Por: Cristina Marinho

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