Duas pesquisas recentes do Ibope demonstram o quanto a internet cresce como vitrine e canal de compras, mas que sites de organizações precisam mudar para acompanhar esta evolução.
Em dezembro de 2009, lojas de varejo online, como Wall-Mart, tiveram número de visitantes 2,9% maior em comparação com estatísticas do mês anterior. Com isto, o nível de audiência nunca esteve tão alto: 21,3 milhões de pessoas. Esta parcela do medidor "Comércio Eletrônico", que ainda engloba sites de leilão, comparadores de preços e classificados, é a que mais cresce.
Neste mesmo mês, o perfil de público mais constante foi o de mulheres e crianças, que procuram brinquedos ou produtos de algum personagem de televisão, assim como adolescentes que buscam produtos relacionados a música. Outro indicador de que a internet vem ganhando força como canal de compras é o aumento de 9,8% na quantidade de visitantes únicos no mês em sites de bancos.
Neste mesmo mês, o perfil de público mais constante foi o de mulheres e crianças, que procuram brinquedos ou produtos de algum personagem de televisão, assim como adolescentes que buscam produtos relacionados a música. Outro indicador de que a internet vem ganhando força como canal de compras é o aumento de 9,8% na quantidade de visitantes únicos no mês em sites de bancos.
Sites empresariais pararam no tempo
Na contramão deste crescimento, os sites empresariais estão perdendo audiência. O último dado de navegação na internet que capta esta tendência, monitorado pelo Ibope, indica que a audiência de busca por informações corporativas caiu 7,6% em relação ao mês anterior.
Atualmente, estar presente na internet não significa apenas ter um site. Confira algumas mudanças importantes na comunicação e promoção empresarial via web:
Atualmente, estar presente na internet não significa apenas ter um site. Confira algumas mudanças importantes na comunicação e promoção empresarial via web:
• Com a democratização da web, a funcionalidade do site deve ser fácil, intuitiva e interessante. O que importa é deixar o conteúdo amigável e visível não só ao público-alvo;
• Para públicos específicos, o hot site é um recurso interessante. Este modelo pequeno de site geralmente é indicado para divulgar novos produtos, serviços e eventos;
• Ao invés de estruturar o site com áreas separadas e estáticas para dados institucionais, como informações históricas e missão da empresa, o ideal é mesclar e incrementar estes assuntos;
• Dialogar com o consumidor é essencial na internet. Redes sociais promovem esta interação e inúmeras empresas já criaram perfis, comunidades ou qualquer outra nomeação do tipo para ficar mais perto de seu público-alvo.
• Para públicos específicos, o hot site é um recurso interessante. Este modelo pequeno de site geralmente é indicado para divulgar novos produtos, serviços e eventos;
• Ao invés de estruturar o site com áreas separadas e estáticas para dados institucionais, como informações históricas e missão da empresa, o ideal é mesclar e incrementar estes assuntos;
• Dialogar com o consumidor é essencial na internet. Redes sociais promovem esta interação e inúmeras empresas já criaram perfis, comunidades ou qualquer outra nomeação do tipo para ficar mais perto de seu público-alvo.
Fonte:http://www.usefashion.com/categorias/noticias.aspx?IdNoticia=82829
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