Apesar da revista americana Glamour e de algumas campanhas publicitárias, como a do sabonete Dove, estarem abusando de modelos plus size e valorizando corpos supostamente "reais", usar gordinhas para vender produtos não é certeza de sucesso.
Um estudo da Universidade Estadual do Arizona mostrou que as modelos gordinhas não conseguem vender porque, ao contrário do esperado, fazem as mulheres se sentirem pior. “Consumidores acima do peso mostraram baixa auto-estima e, portanto, menos entusiasmo para comprar produtos. Já as com peso normal tiveram a auto-estima reduzida com propagandas de modelos gordinhas, como a campanha Mulheres Reais, do Dove”, explicou a pesquisadora Naomi Mandel.
A conclusão da pesquisa induz ao seguinte pensamento: gordas só poderiam ajudar a vender produtos como suplementos alimentares e dietéticos – e isso porque fariam as mulheres se sentirem mal o suficiente para decidirem gastar dinheiro com isso.
Um estudo da Universidade Estadual do Arizona mostrou que as modelos gordinhas não conseguem vender porque, ao contrário do esperado, fazem as mulheres se sentirem pior. “Consumidores acima do peso mostraram baixa auto-estima e, portanto, menos entusiasmo para comprar produtos. Já as com peso normal tiveram a auto-estima reduzida com propagandas de modelos gordinhas, como a campanha Mulheres Reais, do Dove”, explicou a pesquisadora Naomi Mandel.
A conclusão da pesquisa induz ao seguinte pensamento: gordas só poderiam ajudar a vender produtos como suplementos alimentares e dietéticos – e isso porque fariam as mulheres se sentirem mal o suficiente para decidirem gastar dinheiro com isso.
Nós da über achamos super bacana a iniciativa do uso de modelos plus size, mas é claro que um corpo dentro do peso ideal é que a gente mais gosta, primeiro porque parece saudável e segundo porque estéticamente fica mais interessante... As tops super magrelas a gente também acha super feio, nas semanas de moda encontro com algumas tão magras que tenho vontade de obrigar a louca a comer uma barra de chocolate.
Fonte:http://www.chic.com.br/beleza/noticia/estudo-diz-que-modelos-gordas-fazem-a-consumidora-se-sentir-mal-e-por-isso-s-s-o-boas-para-vender-produtos-de-emagrecimento
Não concordo com esse estudo acho que parece algo da industria da moda para continuar glorifacando corpos esqueleticos e plastificados. "Nós da über achamos super bacana a iniciativa do uso de modelos plus size, mas é claro que um corpo dentro do peso ideal é que a gente mais gosta, primeiro porque parece saudável" desde quando modelos esqueleticas com cara de zumbi (claro! nem todas) parece algo saudavel. Para mim saudáveis e normais são estas mulheres da foto que estão looonge de ser plus size!
ResponderExcluirBom mas para as mulheres que ainda querem ser mandadas e desmandas por esse moda, essa pesquisa está ótima!
Infelizmente você não se identificou, mas eu também estou de acordo que as modelos da foto não são plus size, muito pelo contrário, mas também não podemos chamá-las de modelos, são mulheres comuns, mães, empresárias, empregadas... Acho que em cada profissão há uma exigência, para ser tri-atleta é necessário ter corpo além do corpo, bailarina tem q ser magra e forte, jogadora de futebol tem que ter aquelas pernas incríveis e com modelo não seria diferente, só não comcordo com os excessos da magresa.
ResponderExcluirAcho que uma boa prova de que não precisa ser esquelética é a poderosa Gisele, cheia de curvas e com peitão...
Mas isso ainda vai dar muito o que falar e tomara que no final a belaza aliada com saúde saia ganhando.
Fábio Monnerat