segunda-feira, 22 de março de 2010

Sapato masculino - Um guia definitivo para ter estilo



Diferentemente das mulheres que, se pudessem, encheriam seus closets com todos os pares de sapatos que encontram pela frente, os homens são práticos. Eles preferem ter no armário somente aqueles pares que são indispensáveis em seu dia-a-dia.

Para facilitar a escolha e ajudá-los na hora de decidir qual calçado usar, preparamos uma lista com os tipos de sapatos que um homem deve ter. Com ela em mãos, não restarão dúvidas sobre qual sapato combina com o quê nem quanto à velha questão das meias.

O sapato masculino mais clássico de todos é o modelo oxford, o famoso sapato de amarrar. Com solado de madeira, o oxford é de couro, com amarração estreita em cadarço da mesma cor do sapato e tem a parte traseira e a gáspea (parte que cobre o peito do pé) mais altas que as laterais.

É um modelo para ocasiões formais e deve ser usado com terno, com a meia sempre combinando com o sapato. A personal stylist Roberta Carlucci sugere o oxford na cor preta. “É fácil de combinar e vai do escritório à festa de casamento,” ela diz. Se o modelo for preto, a meia deve ser preta também. Roberta lembra que a cor da meia não deve destoar da cor da calça, para não chamar muita atenção para as canelas.

Em seguida, um nível abaixo na escala de formalidade, está o mocassim. O mocassim é aquele modelo de gáspea alta, que envolve todo o pé. Ele pode ser mais formal, de solado de madeira, ou de camurça e sem solado, apenas com pinos de borracha na sola, numa versão mais informal. Os primeiros podem ser usados com terno ou com jeans e blazer em eventos noturnos. Esses últimos vão bem com jeans, camiseta pólo, até com uma bermuda e não devem ser usados com meia.

Segundo Roberta, os homens devem tomar alguns cuidados de preservação dos sapatos ao usá-los sem meia. “Talcos e sprays anti-sépticos são boas saídas contra a transpiração dos pés”, ela sugere.

Os docksides, que recentemente ressurgiram nas passarelas do mundo todo, também não devem ser usados com meia. “Nunca use o mesmo sapato sem meia dois dias seguidas, dê um tempo para o calçado respirar”, ensina Roberta. Também conhecidos como boat shoes, os docksides têm as solas de borracha e acompanham produções mais descontraídas do dia-a-dia.

Para toda a hora, o bom e velho tênis tem o seu lugar garantido. Nos mais diferentes modelos esportivos ou o clássico all-star, o tênis acompanha roupas esportivas, looks à vontade e até, para quem gosta de ousar, calça social e camisa.

Por último, o mais informal de todos, mas nem por isso menos importante: o chinelo. As sandálias de borracha funcionam muito bem na praia e em qualquer final de semana de verão. Mesmo assim, Roberta sugere que os homens tenham um chinelo de couro, que ficam ótimos com bermudas de sarja ou linho e até calças jeans nos dias mais quentes. “Mas lembre-se: chinelos são super informais e são mais indicados para atividades ao ar livre. Passe longe do trabalho com eles!”, ensina Roberta.


Fonte: moda.ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com