quarta-feira, 24 de março de 2010

Chapéu Panamá a jóia equatoriana para homens estilosos


O que nomes como Santos Dumont, Tom Jobim, Theodore Roosevelt têm em comum? Eles e muitos outros sempre eram vistos usando seus clássicos chapéus Panamá. Um ícone mundial de elegância e charme masculino, agradando todas as tribos, inclusive os apreciadores de charutos, assim como as camisas guayberas, os chapéus são originários do Equador. Os únicos genuínos são produzidos pela Montecristi, e podem chegar a custar até sete mil reais. Um verdadeiro item de colecionador.

Os chapéus Panamá originais vêm da região da Serra de Montecristi, no Equador. Eles eram feitos pelos índios com palha natural, e levados por conquistadores, que popularizaram o modelo. Os artesãos habilidosos passaram o conhecimento de produzir as peças únicas para as gerações futuras, e até hoje eles são confeccionados e moldados manualmente por alguns poucos profissionais. O modelo foi produzido inicialmente para uso local, e depois foram exportados para proteger os trabalhadores que erguiam o canal do Panamá, tornando-se um ícone da região.

Tecidos com 'paja de toquia' (a palha da folha da planta Carludovica Palmata, encontrada no Equador e nos países vizinhos), alguns chapéus levam até cinco meses para ficarem prontos. Quanto mais fina for a palha, mais tempo demora para ficar pronto, e maior a beleza e delicadeza do chapéu. Sua textura leve, maleabilidade e resistência à água, fizeram do modelo um clássico para os amantes de chapéu. Levado para países como Cuba, ele tornou-se um ícone dos apreciadores de charutos, compondo um visual muito estiloso com as camisas e calças claras.

O chapéu ficou mundialmente conhecido como Panamá depois que o presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt ganhou um exemplar do modelo na inauguração do Canal do Panamá, e achou que ele era originário daquela região. Atualmente, os chapéus do modelo são peças clássicas, charmosas e cheias de estilo, usadas por muitos estilistas badalados, e são reconhecidos como 'figurino' dos amantes de habanos!

No Brasil, o chapéu original Montecristi só pode ser encontrado http://www.kevinstore.com.br/


Fonte:Tastenews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com