segunda-feira, 22 de março de 2010

Camisa branca é um clássico que se renova; aprenda a escolher a sua

A camisa branca é uma das peças mais versáteis que o homem pode ter no guarda-roupa: combina com todo mundo, nunca sai de moda, pode ser usada com terno, jeans e até bermuda.  Christiano D’Carlos, estilista especializado em camisas sob medida, revela os segredos deste clássico que sempre se renova.

“Até meados do século 18, somente os colarinhos das camisas ficavam à mostra. No século seguinte, a história começa a mudar, pois as camisas brancas ganharam notoriedade e valor. Elas traduziam o status e o poder da aristocracia já que apenas os aristocratas podiam usar e trocar quantas camisas brancas fossem necessárias”, explica D’ Carlos.

Hoje, a camisa branca ficou mais democrática e tem inúmeras variações de preços. Os modelos, à primeira vista, podem parecer todos iguais. Mas não são. A seguir, Christiano D’Carlos dá dicas para você não errar na escolha da sua camisa branca.


A camisa branca em seis partes

01 - Colarinho
Opte pelo colarinho adequado ao seu rosto e na medida certa do seu pescoço. O ideal é que esteja com um dedo de folga para não te apertar muito e nem deixar muita sobra caso use com gravata. 
As variações em torno do colarinho são muitas e cada marca escolhe o nome mais adequado para os modelos mais abertos ou fechados, longos ou curtos, pontudos ou arredondados, os que vêm fechados com botão aparente ou interno. Ainda existem as golas padres, bem informais, e as de colarinho levantado, para uso com smoking, bem tradicionais e formais.

A regra é simples: se você tem rosto redondo, opte por colarinhos mais pontudos. Rosto fino pede colarinhos mais abertos. Para o formato quadrado, um colarinho tradicional tipo inglês é o ideal.

O colarinho também define o tipo de nó da gravata: quanto mais aberto o colarinho, maior o nó e vice-versa. Preste atenção também ao usar uma camisa sem gravata: o colarinho deve ser firme, mas nunca ficar muito duro, com aspecto de engomado. Na hora da compra, diga que quer um modelo para usar com e sem gravata.

02 - Punho
O punho da camisa ideal deve ter cinco cm a mais que a medida exata do seu punho. Existem vários modelos, desde o simples (com um botão), simples com botão extra de ajuste, simples com dois botões, assim como os duplos com botão ou com caseado para abotoaduras.

D’Carlos conta que antigamente as abotoaduras eram usadas em ocasiões muito formais ou por altos executivos. Com o advento das abotoaduras feitas de nós de seda, isto vem mudando. “Muitos jovens vêm adotando estes nós porque são mais casuais, além de conferir um toque de cor e estilo nas camisas”. 

03 - Ombros
Olhe no espelho e repare se os ombros da camisa estão proporcionais ao seu corpo. Uma dica para saber onde termina seu ombro é apalpar com a mão seu ombro até sentir aquele osso, quase na ligação onde começa seu braço. 

04 - Tórax
O ideal é que não sobre nem falte tecido nesta região do corpo. Do contrário, ou você vai ficar desconfortável usando uma camisa apertada, ou poderão aparecer algumas pregas quando estiver com paletó ou casaco. 

05 - Manga
Solte o botão do punho da camisa, estique o braço e repare no comprimento da manga da sua camisa. O ideal é que o punho esteja uns 2 ou 3 cm abaixo do seu pulso (com as mãos fechadas). 

06 - Corpo
Sem seguir modismos ou tendências que ultimamente sugerem camisas mais justas, o ideal é que o corte da camisa esteja próximo ao seu corpo. Eu disse próximo, e não colado ao seu corpo. Desta forma você pode se movimentar sem perder a elegância.


Fonte:http://estilo.uol.com.br/moda/dicas/masculina/2010/03/16/camisa-branca-e-um-classico-que-se-renova-aprenda-a-escolher-a-sua.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com