sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

5 jovens talentos brasileiros ganham destaque internacional



COLBOF

Looks de Lucas Nascimento, Andrea Marques, João Pimenta, Pedro Lourenço e Julia Valle ©Romeuuu
Um dos sites mais importantes e atuantes na moda global hoje é o Business of Fashion, mais conhecido como Bof. Pois na capa de hoje, ele deu destaques a cinco jovens estilistas brasileiros com a chamada: “Brazil: 5 Emerging Talents to Watch”.

O artigo, escrito pela jornalista radicada em Londres Ana Santi, do blog Born in Brazil, diz que o país, que sempre foi sinônimo de futebol, biquíni e samba, agora revela designers que podem ser apreciados em escala global. “Algumas pessoas ainda podem pensar que Brasil é só moda praia, mas este não é mais o caso”, diz a editora do site vogue.co.uk Jessica Bumpus. O site cobriu a edição mais recente do Fashion Rio e SPFW. “É tudo muito fresco. Algumas ideias a gente já pode ter visto no passado, mas os brasileiros fazem de uma maneira diferente”.

A matéria ainda aponta algumas dificuldades que os jovens enfrentam para ser bem sucedidos fora do país. Para jornalista Scott Mitchem, que escreve sobre cultura brasileira para a revista “Wallpaper” e para o jornal “New York Times”, os estilistas daqui raramente acontecem nos Eua e na Europa por conta das barreiras de cultura e língua. Sua dica? Um bom trabalho de PR, e a criação de um time que entende tanto a cultura brasileira quanto a de outros países. Ele ainda aponta Osklen e Lenny Niemeyer como bons exemplos a seguir.

Para o site, os nomes abaixo merecem atenção especial por combinar criatividade e foco comercial. A lista foi criada a partir de entrevistas com compradores, editores e experts, brasileiros e estrangeiros.
São eles:

lucas

LUCAS NASCIMENTO: É chamado de “knitwear supremo” e revelado como “a mais promissora estrela, com maturidade de um veterano. Seu trabalho é sofisticado, sexy, jovem e seu desfile poderia ter acontecido em qualquer lugar do mundo”. As roupas de Lucas são vendidas na multimarcas Choix, em São Paulo e, segundo o sócio da loja, Rubens Gomes, as vendas estão indo bem.

andreamarques

ANDREA MARQUES: Elogiam seu potencial global. “A muher que veste Andrea Marques é cosmopolita, independente e gosta de moda. Ela se sente à vontade, seja em São Paulo, Paris ou Milão”, diz Carolina Althaler, do WGSN para América do Sul.

joaopimenta

JOÃO PIMENTA: Para o site, é o estilista de moda masculina para se prestar atenção. Seus desfiles conquistaram Stefan Siegal, da loja Not Just a Label, focada em novos designers. “As pessoas falavam que moda brasileira nunca era avant-garde, mas agora há escolas melhores e altos níveis de produção, o que permite que eles possam competir internacionalmente”.


julia

JULIA VALLE: É revelada como a nova estilista que mais rala no país, por ter começado muito cedo e já ter passado por marcas como Redley e Printing antes de lançar sua própria grife. Suas coleções ganham adjetivos como “elegante, jovem e moderna” e comparações com o estilo de Stella McCartney e Celine.

pedro

PEDRO LOURENÇO: Por desfilar no calendário de Paris, Pedro já é mais conhecido da imprensa internacional. Para o Bof, é o estilista com mais facilidades para conquistar sucesso internacional, e já ganhou elogios de veículos como “Daily Telegraph” e Style.com. Suas coleções arquitetônicas foram comparadas às Nicholas Ghesquière para Balenciaga. Mas, ainda segundo a reportagem, ele precisa adicionar ideias mais comerciais às suas roupas, se quiser de fato explodir.

Fonte:FFW

Um comentário:

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com