domingo, 6 de fevereiro de 2011

Japan Fashion Now













Conhecidos no mundo todo pelo gosto único e peculiar para a moda, os japoneses fazem das ruas uma verdadeira fábrica de tendências. As roupas extravagantes e sofisticadas estimulam a moda divertida, numa expressão livre e vanguardista do street fashion.

Nas ruas de Tóquio a moda tem vida própria. O street style é único, moderno, contemporâneo, criativo... A moda divertida se funde com os painéis de publicidade, fachadas de lojas e restaurantes, criando, magistralmente, uma perfeita combinação de cores. Os mais surpreendentes personagens traduzem diferentes estilos ora inspirados nos animes (desenhos animados) e mangás (quadrinhos), ora na personalização de elementos do traje tradicional japonês como o Quimono, Obi e as sandálias Geta.

Mas de onde surgiu esse movimento street style? Como a moda japonesa evoluiu nos últimos 20 anos? Quem são os novos designers? Qual é o papel da moda jovem japonesa? Onde Tóquio se encaixa na hierarquia das cidades da moda mundial?

Inspirada nessa moda de rua incrivelmente criativa, que explodiu nas ruas de Tóquio e Osaka, no final de 1990 e na "revolução da moda japonesa” da década de 80, o FIT – Fashion Institute of Technology, em Nova York, homenageia a cultura japonesa e suas diferentes formas de expressão na “Japan Fashion Now”, exibição estendida até início de abril de 2011, que apresenta os grandes nomes da moda japonesa e o forte movimento street style no país.

Pela primeira vez uma exibição explora a moda japonesa contemporânea em todos os seus aspectos, do designer ao estilo das ruas. A mostra inicia com uma galeria introdutória dedicada à revolução da moda japonesa dos anos 1980, trazendo os primeiros estilistas japoneses que surgiram nessa década e seus conceitos revolucionários, como Issey Miyake, Yohji Yamamoto e Rei Kawakubo da Comme des Garçons.

Dentre os estilos apresentados destaque para a cultura do Kawaii (cute), demonstrada pela doce decoração no melhor estilo princess, bem como a moda gótica-lolita, representada pelo designer Naoto Hirooka, da marca h.NAOTO, império japonês de moda de maior sucesso do estilo Gothic-Punk-Lolita, incluindo peças desenhadas por ele para os ídolos da música Hangry and Angry (apelidos das cantoras Yoshizawa Hitomi e Ishikawa Rika, inspirado no desenho animado homônimo). Outra categoria apresentada é a Cosplay (abreviação de "costume play"), descrita como uma espécie de dramatização que envolve trajes de personagens inspirados nos animes, mangás ou jogos de computador.

Mostrando que o Japão continua na vanguarda e que a moda japonesa contemporânea transmite um significado e uma estética visual reconhecidos mundialmente, a mostra é uma visita imperdível para os fashionistas que visitarem a cidade.

Quem não estiver por lá, mas tiver curiosidade em conferir mais da moda de rua do Japão, pode acessar um dos maiores sites de street style do país no link abaixo, que traz um acervo de mais de 20 mil imagens, retratadas desde 2002, pelo fotojornalista Kjeld Duits.



Blog Japanese Streets - Real people. Real Clothes. Real cool! www.japanesestreets.com
No site do FIT (www.fitnyc.edu/8726.asp) também é possível conferir alguns looks interativos da mostra em 360 graus.


Japan Fashion Now  
Onde:  The Museum at FIT -  Seventh Av. at 27 Street – Nova York / EUA
Quando: até 02 de abril de 2011

The Museum at FIT  
The Museum at FIT é o único museu em Nova York dedicado exclusivamente à arte da moda. Conhecido por suas exposições inovadoras e premiadas, o museu tem uma coleção de mais de 50 mil peças de vestuário e acessórios que datam do século 18 até os dias de hoje. Assim como outros museus de moda no mundo, coleciona, conserva, documenta, exibe e interpreta a moda. A missão do museu é o avanço do conhecimento da moda através de exposições, publicações e programas públicos. Para saber mais visite www.fitnyc.edu/museum

2 comentários:

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com