quarta-feira, 28 de julho de 2010

“Comportamento & Consumo em Debate”


 


O crescimento  econômico brasileiro; o aumento do poder de consumo das classes médias; o  “novo luxo”, baseado na  simplificação, inovação,  qualidade, funcionalidade e beleza dos objetos; a sustentabilidade na escolha da matéria prima e nos processos produtivos como importante valor agregado aos produtos e às marcas;  a “oniconectividade“; o aumento da reflexividade e o protagonismo do consumidor; a força das tradições culturais e dos talentos locais num mundo globalizado; a valorização do corpo, da beleza e da juventude na nossa cultura; e os reflexos desses fatores na busca humana por uma existência (mais) feliz são, entre outros, temas que merecem ser investigados e debatidos para a compreensão da nossa época e o delineamento de cenários futuros do consumo.


Nessa perspectiva, o SENAI CETIQT lançou, no último dia 22 de junho, o fórum “Comportamento & Consumo em Debate”:  uma iniciativa da Coordenação de Gestão estratégica e do Mercado do SENAI/ CETIQT, por meio do seu Observatório de Comportamento e Consumo, que visa promover, no campus Barra da Tijuca, um ambiente acadêmico e cultural favorável ao debate de temas e idéias que colocam em pauta as mudanças comportamentais e de valores observadas na contemporaneidade e seus reflexos nos estilos de vida, de pensamento e de consumo dos indivíduos. 


Serão realizadas palestras mensais, proferidas por nomes importantes da área das Ciências sociais e Humanidades, bem como pelos professores e pesquisadores do SENAI/CETIQT, visando discutir, de uma forma interessante e acessível, questões que estão na ordem do dia e que são objeto de reflexão nas principais universidades do país e em importantes institutos de pesquisa do Brasil e do mundo.


 As palestras acontecerão uma vez por mês, das 18h às 19h30m, no auditório do SENAI CETIQT, bloco 2, campus Barra da Tijuca, e serão abertas ao público por meio de inscrição prévia. As inscrições deverão ser feitas através do teleatendimento institucional (2582 1001), com vagas limitadas por encontro. 

 As datas das palestras, com a especificação dos temas a serem abordados e dos respectivos palestrantes, serão divulgadas, com a devida antecedência, no site do SENAI CETIQT.
 
O evento de lançamento contou com a participação da antropóloga Mirian Goldenberg, que apresentou, com grande sucesso, a palestra “Modas do corpo: gênero, beleza e consumo na cultura brasileira”, discutindo questões centrais presentes nos seus livros “Nu&vestido”, “Coroas” e “O corpo como capital”. 

No evento desse mês, dia 14 de julho, o forum “Comportamento & Consumo em debate” recebeu a antropóloga Livia Barbosa, pesquisadora do Centro de Altos Estudos em Propaganda e Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo , com a Palestra “Sociedade do Consumo e Felicidade”  

Esperamos você em agosto!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com