A decoração tinha um design diferenciado. Nela, era explícita a preocupação com uma nova ordem no design de interiores: o uso de materiais não poluentes e biodegradáveis, em um mobiliário bastante colorido, prático, funcional e recheado de novidades. Foi nesse clima que a Marina da Glória, um dos belos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, recebeu entre os dias 17 e 21 de maio, a 16ª edição do Senac Rio Fashion Business. Com 30 mil metros de área construída, mais que o dobro da última edição, o evento teve seu investimento duplicado, chegando a R$ 11,5 milhões.
Cerca de 600 compradores compareceram, vindos das 5 regiões do país, em busca das novidades de 230 expositores no salão principal e 50 no Fashion Business Tech, uma área nova que reúne serviços e maquinário.
“Tenho prazer em verificar que essa edição ratifica tudo o que foi dito em janeiro. Lembro que prometi um evento maior, com mais desfiles, com mais manifestações culturais. Prometi que faríamos um grande evento de negócios, de moda, de glamour, de cultura. Um evento completo. Hoje, posso dizer, com orgulho, que a promessa está cumprida”, afirma Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio-RJ.
Mudança devido à Copa do Mundo
Neste ano, o calendário da moda no Brasil teve que ser antecipado. Com a Copa do Mundo batendo à nossa porta no mês de junho e as eleições presidenciais, em outubro, os lançamentos e a entrega das coleções de primavera-verão 2010/11 precisaram se readequar.
“Nossa preocupação é estarmos atentos para atender as demandas do setor com agilidade. Mudamos para maio porque as grifes precisam de um mês para maturar as compras que começarem no Senac Rio Fashion Business e que sofrerão com a Copa do Mundo e também com o início das festividades juninas no Nordeste, de onde vem 60% dos nossos compradores”, declarou Eloysa Simão.
Cenografia e ambientação
O layout baseado no tema "Energia e Renovação" fez com que o evento fosse totalmente pautado pela sustentabilidade. Assinado pela Tátil Design, o projeto cenográfico contou com consultoria do Senac Rio, que participa por meio dos especialistas de seu Grouper de Educação Corporativa e Sustentabilidade.
Foram criados espaços lúdicos, sensoriais e impactantes, com soluções de pouco gasto energético e que usam o design como ferramenta de materialização e engajamento ecológico. A cenografia priorizou a reutilização de materiais e o uso de bambus, cipós, madeira certificada e tinta mineral, além de optar por iluminação natural ou à base de painéis de LED.
Esta postura se estendeu aos uniformes de quem trabalhou no evento, a exemplo da Marles, de São Paulo, que confeccionou camisetas com seus tecidos da linha Bamboo®.
Na praça de alimentação, o tema não foi esquecido. Restaurantes tiveram cardápios estimulantes e saudáveis, com destaque para saladas, sushis e sucos energéticos.
Moda verão 2010/11
Cerca de 600 compradores compareceram, vindos das 5 regiões do país, em busca das novidades de 230 expositores no salão principal e 50 no Fashion Business Tech, uma área nova que reúne serviços e maquinário.
“Tenho prazer em verificar que essa edição ratifica tudo o que foi dito em janeiro. Lembro que prometi um evento maior, com mais desfiles, com mais manifestações culturais. Prometi que faríamos um grande evento de negócios, de moda, de glamour, de cultura. Um evento completo. Hoje, posso dizer, com orgulho, que a promessa está cumprida”, afirma Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio-RJ.
Mudança devido à Copa do Mundo
Neste ano, o calendário da moda no Brasil teve que ser antecipado. Com a Copa do Mundo batendo à nossa porta no mês de junho e as eleições presidenciais, em outubro, os lançamentos e a entrega das coleções de primavera-verão 2010/11 precisaram se readequar.
“Nossa preocupação é estarmos atentos para atender as demandas do setor com agilidade. Mudamos para maio porque as grifes precisam de um mês para maturar as compras que começarem no Senac Rio Fashion Business e que sofrerão com a Copa do Mundo e também com o início das festividades juninas no Nordeste, de onde vem 60% dos nossos compradores”, declarou Eloysa Simão.
Cenografia e ambientação
O layout baseado no tema "Energia e Renovação" fez com que o evento fosse totalmente pautado pela sustentabilidade. Assinado pela Tátil Design, o projeto cenográfico contou com consultoria do Senac Rio, que participa por meio dos especialistas de seu Grouper de Educação Corporativa e Sustentabilidade.
Foram criados espaços lúdicos, sensoriais e impactantes, com soluções de pouco gasto energético e que usam o design como ferramenta de materialização e engajamento ecológico. A cenografia priorizou a reutilização de materiais e o uso de bambus, cipós, madeira certificada e tinta mineral, além de optar por iluminação natural ou à base de painéis de LED.
Esta postura se estendeu aos uniformes de quem trabalhou no evento, a exemplo da Marles, de São Paulo, que confeccionou camisetas com seus tecidos da linha Bamboo®.
Na praça de alimentação, o tema não foi esquecido. Restaurantes tiveram cardápios estimulantes e saudáveis, com destaque para saladas, sushis e sucos energéticos.
Moda verão 2010/11
Babados, rendas, saruel, africanidades e cores vibrantes estavam presentes em quase todos os estandes. As silhuetas não tiveram grandes novidades: cintura relativamente alta, ligeiros balonês, mangas compridas e um pouco ajustadas.
Na estamparia, o forte são corações, laços, flores, animais selvagens e outras referências africanas. A seguir, os destaques de algumas marcas:
Na estamparia, o forte são corações, laços, flores, animais selvagens e outras referências africanas. A seguir, os destaques de algumas marcas:
Bee, velha conhecida do público carioca, reforçou suas já tradicionais cores e estampas. Propôs confortáveis jardineiras jeans e leve tricô em vestidos e coletes;
Nicole Abramoff mostrou coleção cheia de feminilidade e frescor, com o tema “A menina sonhadora”. A inspiração foi no movimento Impressionista, além dos filmes “O jardim secreto” e “Orgulho e preconceito”;
Lucidez trabalhou sob inspiração de mulheres fortes, dinâmicas e que foram à luta em um mundo masculinizado. Luiza Brunet, Elis Regina e Twigg estão presentes em estampas, junto a paetês, laços e babados;
Uma mostrou clássicos cinza, preto e branco pontuados por cores. Sandálias e bolsas receberam recortes delicados.
Quem fez muito bonito foi uma grife da minha terra (Nova Friburgo RJ) - A Chow está com uma coleção de verão incrível...E o melhor é que os preços são super convidativos!
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