Falou futuro, pensou mudanças. Falou futuro do varejo, pensou mudanças no consumidor.
E já que as mudanças que acontecem no varejo no mundo, tem o consumidor como o principal causador, desta vez não é diferente, pois estamos falando de varejo de moda, o setor do varejo mais dinâmico que existe. Temos o fast fashion, as fashion weeks, e as previews que mexem constantemente com o mercado e obrigam lojistas a se adaptarem rapidamente caso não queiram fechar suas portas.
Logo, se quisermos prever como será o futuro do varejo, precisamos ficar de olho em como tem se comportado o consumidor, afinal de contas é ele a razão de existir de todas as lojas que conhecemos. Sem ele não para há para quem expor, atender, vender ou conquistar. Realmente, não há por que existir.
E as tendências de comportamento do consumidor, diferentes das tendências de moda, ditam como sua loja deve se estruturar para que seus clientes se sintam no melhor lugar do mundo e felizes para comprar mais e mais.
Neste Ponto de Vista começo a descrever em 3 partes, tendências do comportamento de compra do consumidor de moda, com dicas para o lojista aproveitar imediatamente e já colocar sua loja no caminho do futuro.
As tendências que aponto nesta Parte 1 são:
1) O consumidor não quer perder tempo.
Vejam bem, não é que o consumidor não tem tempo, pois ele às vezes até tem tempo sobrando, mas o que ele não quer é desperdiçá-lo em uma compra demorada e chata na loja. E além do mais, os consumidores estão impacientes e intolerantes a tudo o que atrapalha o seu consumo. Presenciei uma senhora de 71 anos, que largou sua comanda e uma nota de dinheiro no caixa porque tinha uma pessoa na sua frente na fila para pagar. “Não tenho tempo para esta espera!”, disse ela impaciente.
Dica para o lojista: Elimine todas as barreiras da sua loja que impedem o consumidor de escolher e comprar. Sinalize setores, monte looks coordenados nas araras, e principalmente deixe-o livre para facilmente escolher o que quer. Mulheres geralmente vem “carregadas” de bolsas ou bebês, que tiram boa parte do poder de suas mãos de tocar e sentir um produto.
Também não se esqueça de investir em toda a tecnologia necessária para agilizar o pagamento e evitar filas. Cuidado, pois as filas colocam o consumidor no estado racional, que não é o dos melhores para comprar. Entreter o consumidor, com vídeos de desfiles, revistas de moda atualizadas, diminuem a sensação de perda de tempo na fila.
2) O consumidor anda apático e facilmente enjoa das coisas.
Com o bombardeio de opções, acabamos encontrando um consumidor que dificilmente demonstra entusiasmo pelo que vê. Vemos uma geração apática, bastante caseira, e que pode até trocar uma saída às compras por algumas horas com amigos no Messenger.
Dica para o lojista: Se mostre novo a cada dia! Decorações mutantes, vitrines renovadas constantemente, farão o consumidor perceber um novo espaço. Sua loja também precisa de apelos sensoriais como música, aroma, cores que façam o consumidor “acordar” e perceber as suas novidades! Você deve provocar sensações no consumidor: surpresa, paixão, admiração e até repulsa, o deslocarão de seu estado atual!
E sem contar que o seu atendimento não pode se contagiar com a apatia do consumidor. É preciso que sua equipe atenda com um entusiasmo, este sim, contagiante. Se inspire na Lady Gaga, e veja como ela surpreende a cada aparição!
3) O consumidor confia mais na opinião dos outros consumidores como ele.
Estamos diante da geração que mais registra e propaga suas opiniões e sua imagem. O resultado disto é consumidores se influenciando pela opinião de uma mídia que é ele mesmo.
Dica para o lojista: Publique opiniões e preferências de seus clientes em redes sociais para que eles mesmos e outros do grupo possam consultar. Informações como “o look preferido de Ana”, ou “como Ana foi à vernissage” e “Ana provou, adorou e recomenda” tem sucesso garantido entre os consumidores jovens.
Lojista de moda, comece hoje mesmo a fazer parte do varejo do futuro! Seu cliente não vai querer sair da sua loja!
Por: Cristina Marinho
Consultora especialista em marketing e comportamento do consumidor.
Entre em contato comigo através do e-mail mailto:cristina@nmarinho.com.br?subject=Ponto%20de%20vista ou pelo site http://www.nmarinho.com.br/
Fonte:http://www.textilia.net/materias/ler/moda/moda-marketing/ponto_de_vista_o_futuro_do_varejo_de_moda_parte2
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