domingo, 22 de agosto de 2010

Moda sustentável vira tendência entre grifes brasileiras

 


(Foto: Divulgação)

 É fácil falar de sustentabilidade, mas muitas vezes é difícil colocar em prática essa tendência no mundo da moda. Pensando nisso, algumas marcas e estilistas estão reformulando suas criações e seus armários com modelos ecologicamente corretos; roupas customizadas com retalhos de peças que não são mais usadas na indústria têxtil.

(Foto: Divulgação)


Algumas grifes brasileiras experimentam novos recursos para materiais já conhecidos. O estilista Alexandre Herchcovitch levou a passarela do SPFW deste ano, peças feitas com materiais reciclados. Além deste trabalho, o designer assumiu um projeto junto com o Shopping Morumbi de transformar roupas doadas em novas, pela própria equipe de design.

(Foto: Divulgação)


A Osklen criou sandálias e roupas feitas de PVC e também, tênis masculino produzido de escamas de peixe. A grife inovou a coleção de Primavera-Verão na semana de moda em São Paulo, tingindo seus modelos com pigmentos naturais, sem afetar o meio ambiente e o eco sistema. Essas coleções e outras da marca são vendidas pelo site e por todas as redes espalhadas pelo Brasil e exterior.

Seguindo esta tendência, outros designers e grifes como Andrea Marques, Spirito Santo, Tristar, Denovo, entre outras estão começando a pensar no meio ambiente e modificar algumas peças de sua coleção.

Curiosidades:

As empresas que fabricam roupas estão entre os quatro segmentos que mais consomem recursos naturais, como água e combustíveis fósseis. O plantio de algodão é um dos grandes responsáveis pela utilização errada da terra, contaminando o solo e os rios. O Brasil já começou a investir e pesquisar em matéria prima alternativa e produzindo a moda verde.

Seja consciente e faça em casa:

Não basta somente comprar peças sustentáveis, peguem camisas, calças, entre outras peças que você não usa mais e ouse. Use sua criatividade e o que você tem de material artístico como alfinetes, grampos, tintas naturais, barbante, entre outros produtos e crie sua própria coleção ecológica. Logo após, nos conte sobre sua experiência em reciclar suas roupas! Provavelmente será divertidíssimo.

Osklen

Lachatte ecofun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com