Depois de ser utilizada no figurino de filmes, caso de Iron Man 2, a técnica de impressão tridimensional começa a aparecer no mundo da moda. Esta tecnologia reduz o processo de confecção convencional ao converter medidas do corpo de uma pessoa em malhas ou peças prontas.
Para isso, um processo termoplástico é feito com a aplicação de raios ultravioletas em uma espécie de pó de polímeros, feito com compostos reciclados. Além de reduzir o tempo de produção de dias para horas, a tecnologia garante diversos benefícios ao meio-ambiente, pois não há sobras de tecido.
A produção centralizada é outra vantagem por diminuir o consumo do combustível que seria utilizado em transportes. Para o designer Jiri Evenhuis, pioneiro a utilizar impressoras 3D para criar têxteis, agulha e linha já estão obsoletas, sobretudo na fabricação de roupas sob medida (será?).
Uma das mais tradicionais empresas do segmento, a Objet conta com 3 máquinas diferentes de confecção tridimensional e foi responsável pelas fantasias da continuação da saga do Homem de Ferro.
Fonte:http://www.usefashion.com/categorias/noticias.aspx?IdNoticia=88270
Nenhum comentário:
Postar um comentário