terça-feira, 3 de agosto de 2010

Confecção 3D: ecológica, sob medida e ágil

Depois de ser utilizada no figurino de filmes, caso de Iron Man 2, a técnica de impressão tridimensional começa a aparecer no mundo da moda. Esta tecnologia reduz o processo de confecção convencional ao converter medidas do corpo de uma pessoa em malhas ou peças prontas.


Para isso, um processo termoplástico é feito com a aplicação de raios ultravioletas em uma espécie de pó de polímeros, feito com compostos reciclados. Além de reduzir o tempo de produção de dias para horas, a tecnologia garante diversos benefícios ao meio-ambiente, pois não há sobras de tecido.


A produção centralizada é outra vantagem por diminuir o consumo do combustível que seria utilizado em transportes. Para o designer Jiri Evenhuis, pioneiro a utilizar impressoras 3D para criar têxteis, agulha e linha já estão obsoletas, sobretudo na fabricação de roupas sob medida (será?).

Uma das mais tradicionais empresas do segmento, a Objet conta com 3 máquinas diferentes de confecção tridimensional e foi responsável pelas fantasias da continuação da saga do Homem de Ferro.

Fonte:http://www.usefashion.com/categorias/noticias.aspx?IdNoticia=88270

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com