quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Bertjan Pot - Outside The Box

Durandom Chair


Luminárias do designer

Cluster Light


Fascinado pelo uso de materiais diferentes e por processos de produção inovadores, o holandês Bertjan Pot é um dos mais promissores nomes do design contemporâneo. Com grande participação no Salão Internacional de Milão, o designer holandês ganhou fama internacional, e é considerado uma mente que pensa 'outside the box' no segmento. Para ele, o tato de uma peça é tão importante quanto a aparência, e a mistura de texturas é fundamental para que um objeto seja surpreendente e diferenciado.

Nascido em Nieuwleusen, na Holanda, em 1975, Bertjan Pot estudou design na Eindhoven Design Academy. Para ele, pensar em um móvel ou objeto é muito mais do que teoria aprendida em cursos e faculdade, é uma coisa intuitiva, que vem muito mais do emocional do que do racional. Ao misturar dois materiais aparentemente heterogêneos, o designer cria peças originais, sem compromisso com as formas e a geometria, mas com fundamento lógico e estético. Verdadeiras obras de arte 'disfarçadas' de móveis.

O designer holandês usa a estética computadorizada e métodos de produção industrial em seu trabalho, mesmo sem ter um computador como ferramenta de trabalho. Para ele, o mais importante de um produto é a sua textura, por isso a preferência por materiais diferentes como fibra de vidro, fibra de carbono e fibras têxteis. Muitas vezes, a matéria prima se torna o próprio produto, sem uma intenção de forma muito clara, deixando as peças abstratas, contemporâneas e inovadoras.

Algumas de suas principais peças, como a Carbon Chair, a Random Chair e Knitted Lamp são exemplos desse conceito do material ditar o resultado final. A Random Light, de 2002, feita com uma técnica de envolver um balão de gás com fibra de vidro, e depois estourar o balão, fazendo com a luminária assuma a forma da bexiga, e a luz passe por alguns vazados deixados. Tudo muito natural. Bertjan já fez trabalhos para as marcas Pallucco, Domestic, Moooi, Arco, Van Vilt, e Goods, e acredita que o design é muito mais emocional do que racional, produzindo peças que ele ache interessante, mesmo sem o interesse de grandes empresas.

Conheça mais sobre o trabalho do designer em http://www.bertjanpot.nl/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com