A Lenzing, maior fabricante de fibras texteis celúlósicas com sede na Áustria, acaba de apresentar a patente para a microfibra de maior qualidade da gama Modal. A nova MicroModal® Air é considerada pela empresa a grande inovação em termos de fibras para o setor da lingerie e tecidos muito finos. Nas instalações austríacas já estão sendo fabricadas amostras do novo produto, que ainda não tem data para chegar ao mercado brasileiro. De acordo com a Lenzing, o processamento da fibra será realizado em parceria com os clientes. Os fios obtidos a partir desta fibra podem atingir títulos de até 225Nm – Número Metrico (corresponde a 225 metros de fio pesam 1 grama).
“O novo Modal foi desenvolvido para atender às necessidades do mercado de tecidos cada vez mais finos e suaves, como o segmento de lingerie, e pode ser produzido em máquinas de elevado desempenho”, explica Gilberto Campanatti, diretor técnico da Lenzing no Brasil. Ele diz que por ser uma tecnologia recente, a produção ainda está limitada no mundo, mas aposta: “Não tenho dúvidas de que em breve o produto conquistará o mercado de lingerie e de moda”.
Os títulos de MicroModal® Air deverão ser processados conforme características especiais do produto final. Por essa razão, a Lenzing colabora com empresas de malharia que possuem máquinas com galgas mais finas (e36). As primeiras amostras de tecidos já estão sendo fabricadas e, além de uma superfície suave e uniforme, apresentam um peso inferior a 100 gramas por metro quadrado.
Tecnologia e ecologia
De acordo com a Lenzing, a nova fibra é muito mais fina e suave do que as suas congéneres, permitindo a produção de tecidos mais “macios, envolventes e tão agradáveis como uma segunda pele”. Além destas propriedades, a empresa também ressalta o caráter ecológico da produção, assegurando que as fibras Modal® da Lenzing são fabricadas a partir de madeira de faia e que todos os produtos derivados do fabrico das fibras são recuperados e utilizados em outros processos. “A faia é uma árvore com grande poder de regeneração e a técnica de manejo gerenciado bem como a tecnologia empregada pela Lenzing primam pelo respeito ao ambiente”, conclui Campanatti.
•
Fonte: Depto. Comunicação Lenzing
Por: Marcia Mariano
•
Fonte: Depto. Comunicação Lenzing
Por: Marcia Mariano
Nenhum comentário:
Postar um comentário