sábado, 21 de agosto de 2010

Como ser um vendedor de moda de Sucesso

Vendedoras da Daslu – Consultoras de moda e visual impecável


A “moda” agora no Varejo de Moda é falar da necessidade de proporcionar ao consumidor a tal da Experiência de Compra.

E quando se fala em Experiência de compra, a abordagem fica em torno dos apelos sensoriais que a loja pode transmitir com cheiros, cores, tecnologia, eventos e tudo mais que estimula os sentidos do consumidor. Um verdadeiro arsenal, que age como um “aspirador” de clientes para a loja.

Mas, você vai concordar comigo, que de nada adianta trazer o consumidor para dentro da loja se um bom atendimento não completar esta experiência. O papel do vendedor no varejo de moda é fundamental para que o consumidor saia da loja seguro e convicto de que está levando um produto adequado para ele, atual e de qualidade. E isto vai além do ato comercial de vender. Muitos vendedores se transformam em consultores de moda, de visual e se tornam grandes confidentes e amigos dos clientes. Estas experiências são insubstituíveis e podem ser inesquecíveis!

São muitas as características que um vendedor de moda precisa ter, contudo há 3 delas que são fundamentais para a profissão e que devem fazer parte da busca constante do varejista quando compor sua equipe.
Segue, então, algumas dicas de seleção e treinamento para vendedores de moda:

1. Vendedores de moda precisam gostar de se relacionar!

Mais do que relacionamento, os vendedores de moda de sucesso estabelecem vínculos com seus clientes. Ações simples como cumprimentar em datas especiais, informar sobre novidades, convidar para eventos especiais da loja tem efeitos surpreendentes na impressão que os consumidores tem de uma loja. As relações estão cada vez mais impessoais e os vendedores que sabem e gostam de se relacionar se destacam. “Muitas vezes, eu sou a única pessoa que ligou no aniversário de minhas clientes”, comentou Beliza, uma vendedora da rede de calçados e acessórios Mr. Cat, que é impecável no relacionamento com seus clientes.
Contudo, é muito importante que o vendedor tenha sensibilidade para perceber quais são seus clientes que preferem uma relação menos informal, e que gostam de realizar suas compras sem a interação do vendedor. Para estes, o tratamento é diferente.

2. Vendedores de moda precisam ter senso de observação muito bem desenvolvido!

Ser bom observador não é só talento, é fruto de muito treino! O senso de observação para o vendedor de moda é útil não somente para ressaltar detalhes e acabamentos dos produtos, mas principalmente para oferecer o que o seu cliente quer, sem que precise fazer muitas perguntas ou perder tempo em mostrar uma pilha de produtos até chegar no “É este aqui!”

O treino do bom observador é feito 24 horas por dia, isto é, não só na loja com os clientes, mas também nas ruas, no cinema, no shopping, e nas outras horas de lazer. Toda situação onde há muitas pessoas diferentes é excelente para treinar. O vendedor de sucesso testa sua capacidade de observação, classificando constantemente as pessoas que vê por estilo. É algo como criar categorias mentalmente, “ esta é do estilo sensual, gosta de decotes, fendas, roupas mais justas e salto” ou “ essa é mais esportiva, vai querer algo confortável, com cores neutras, e prático para rapidamente compor” e assim por diante. À medida que sua habilidade se aperfeiçoa, ele melhora sua relação com os clientes e consegue atuar com confiança como personal stylist. É fidelização na certa!

E para o varejista de moda, dispor de vendedores que ajudam seus clientes na construção do visual adequado e personalizado é mais importante que usar as tendências de moda como argumento de venda.
O único alerta que faço é que os vendedores devem “observar para orientar”, e jamais “julgar para intimidar”. Isto é um desastre para qualquer loja e expulsa os clientes!

3. Vendedores de moda precisam cuidar da aparência.

No varejo de moda a boa aparência vale tanto quanto a experiência! E quando falo em aparência não quero dizer que o lojista deve contratar somente beldades. Aparência aqui quer dizer tratamento visual, o vendedor deve ter brilho e personalidade. A maquiagem é obrigatória, unhas impecáveis, cabelos com corte ou penteado moderno e roupas com o espírito da loja. Enfim, o visual deve ser inspirador! Ao ponto de as clientes pedirem dicas e sentirem confiança em todas as opiniões e sugestões do vendedor.

Enfim lojistas, um dos fatores de sucesso para qualquer loja é ter seus vendedores com a “cara” da sua loja!
É preciso torná-los consultores, e proporcionadores da mais completa e inesquecível experiência de compra!


Entre em contato comigo através do e-mail cristina@nmarinho.com.br ou pelo site www.nmarinho.com.br
Por: Cristina Marinho
Consultora especialista em marketing e comportamento do consumidor.
Foto: Blog Sanduíche de Algodão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com