quarta-feira, 8 de abril de 2015

SPFW - Mostra com curadoria de Dudu Bertholini valoriza a cultura do artesanato brasileiro

            Vestido: Walter Rodrigues  Foto: Guilherme Licurgo - modelo: Fernanda Tavares
 
No dia 13 de abril, segunda feira, a partir das 13h, o museu A CASA, dirigido por Renata Mellão, em parceria com o curador Dudu Bertholini, apresenta a exposição “RENDA-SE”, com a participação de designers de moda e comunidades rendeiras de vários estados no Brasil.

A moda brasileira tem se destacado no cenário internacional. Saberes artesanais tradicionais têm sido reconhecidos pelo Estado brasileiro como patrimônios culturais do país. O presente projeto parte do princípio de que o encontro entre estilistas renomados e comunidades de artesãs rendeiras pode contribuir com a promoção da identidade brasileira na moda e da autossustentabilidade das artesãs. Artesãos de diversas regiões do país detêm um saber-fazer tradicional único e extremamente rico. Porém vivem, muitas vezes, em condições de grande pobreza e vulnerabilidade. É necessário valorizar o objeto de produção artesanal.

O estilista Dudu Bertholini também integra-se ao excepcional time de profissionais da moda que transformaram as teias e rendas em peças de extrema beleza. Cada um dos componentes da exposição valoriza e executa sua obra ao redor do Brasil. 

“Trabalhamos na confecção destes looks, todos elaborados e exclusivos. Documentamos todo o projeto em vídeo, que estará exposto e fotografamos os looks na modelo Fernanda Tavares, em imagens assinadas pelo fotógrafo Guilherme Licurgo,” explica Dudu.

Nesta exposição, estilistas brasileiros e marcas em parceria com comunidades tradicionais rendeiras apresentam criações únicas.

Walter Rodrigues se junta mais uma vez à Associação das Rendeiras de Morros da Mariana, com a Renda de Bilro, de Parnaíba, Piauí; Lino Villaventura trabalha a Renda Filé com Perpétua Martins, de Fortaleza, Ceará; a Renda Renascença é utilizada nos trabalhos de Adriana Barra e André Lima com o Clube de Mães de Camalaú, em Camalaú, Paraíba; Amapô e Samuel Cirnansck utilizam a Renda Irlandesa da Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora, em Divina Pastora, Sergipe; a Renda Labirinto é usada nos trabalhos da Neon/Dudu Bertholini e Rita Comparato e da Huis Clos em parceria com a ONG Caiçara, de Icapuí, Ceará; Liana Bloisi também trabalha a Renda de Bilro no exclusivo ponto “tramoia” com Elita Catarina Ramos, de Florianópolis, Santa Catarina; Martha Medeiros utiliza as Rendas Renascença e Bilro confeccionadas no sertão de Alagoas; além dos convidados Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch, as marcas Cavalera e Zuzu Angel cujos trabalhos expostos já pertencem às suas respectivas coleções; e, mencionando ainda, os acessórios de Sabrina Chapéus e Christopher Alexander.

O projeto foi realizado em duas etapas: A primeira se iniciou em 2012 e destinou-se à criação e produção dos looks através da parceria entre os estilistas e as rendeiras. A segunda será a apresentação dos resultados desta parceria e sua divulgação na mídia nacional através da exposição.

“Os estilistas contemporâneos brasileiros trabalham hoje para fortalecer o DNA da moda nacional e torná-lo relevante no mundo todo. As rendeiras, em um caminho inverso, preservam a memória cultural de nosso país de forma preciosa e intimista, respeitando suas tradições” completa Dudu Bertholini.

Outros artistas convidados também estão na exposição, como Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch, a marca Cavalera e Zuzu Angel cujos trabalhos expostos já pertencem às suas respectivas coleções; e, mencionando ainda, os acessórios de Sabrina Chapéus e Christopher Alexander.
A CASA museu do objeto brasileiro
A CASA museu do objeto brasileiro tem o objetivo de contribuir para o conhecimento, valorização e desenvolvimento do artesanato e do design brasileiro, incrementando a percepção consciente a respeito do produto. Atua como rede que interliga iniciativas e pessoas envolvidas e interessadas na expressão cultural brasileira.

Dudu Bertholini | Curador
Dudu Bertholini é um construtor de imagens. Comunicador multidisciplinar, já assinou a direção criativa de inúmeros editoriais, catálogos e desfiles, criou a marca NEON ao lado da sócia Rita Comparato, foi diretor criativo da Cori, ministrou workshops e palestras por todo o país, atuou como curador e editor, participou de inúmeros programas de TV, entre outras atividades. 
Exposição “RENDA-SE” 
Abertura para imprensa: 13 de abril, das 13h às 15h
Coquetel para convidados: 13 de abril as 19h00
Visitação: de 14 de abril a 28 de junho
terça a domingo, das 11h às 19h
Endereço: Av. Pedroso de Morais, 1234 – Pinheiros/SP
Estacionamento no local
Telefone: (11) 3814-9711
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com