terça-feira, 7 de abril de 2015

Moda masculina: Como usar e escolher coturnos

 Na foto eu uso esse coturno de cano mais baixo da Ellus (foto maior) com bermuda Alexandre Herchcovitch, tee Addict e meia da Urban Outfitters

Quem acompanhou as semanas de moda brasileiras e as internacionais já sabe: militarismo é a tendência para o inverno (mais uma vez). Uma das peças chaves para a estação, portanto, é o coturno, um tipo de bota usada por militares em combate geralmente feita de couro. Bem, já faz tempo que o acessório foi roubado dos militares e que os rockeiros começaram à usá-lo como sapatos do dia a dia, não é? . Na SPFW, vimos no desfile da Ellus, da Cavaleira e de algumas outras grifes versões customizadas do modelo. Claro, o coturno fashionista não vem, somente, de couro. Ele segue mais um estilo de tênis alto, de outro tecido, com outras cores e até algumas estampas.
Antes de tudo, você precisa saber qual coturno você quer. Existem vários tamanhos do sapato. Alguns que vão até o tornozelo, outros que vão um pouco acima e uns bens altos, parecendo uma grande bota feminina (mas que, para algumas pessoas, são extremamente sexys em garotos). Depois de escolher o teu, é hora de saber usar. Coturno não vai bem com calças largas – só se você for soldado, é claro. Por que não? Porque a calça precisa ficar por dentro do sapato. É assim: vista uma calça e bote a barra para dentro. Veja se, acima do coturno, não ficou um bolo – ou uma impressão de calça Aladin. A boa do coturno é que, se ele for preto e de couro, como de costume, combina com qualquer roupa. Então você pode estar com uma skinny preta, branca, colorida, uma calça reta jeans normal e bermuda que ele vai estar ótimo.
Outra opção para os amantes do coturno é usá-lo com short. Apesar da peça ser um pouco exagerada, ela combina bem com alguns modelos. Claro, não sei se a melhor opção é usar o sapato com um modelo muito curto. Não combina, sabe? Sem contar que o coturno tende a esticar a perna. Se você for baixinho, ok. Se for alto… Melhor não. Use-o com meia, sempre. E é aí que mora a graça. Se você gosta de ousar um pouco, pode apostar em uma meia diferente, listrada ou colorida, para complementar o look.

Por fim, o mais importante: amarrar ou não amarrar? Na real, coturno amarrado fica mais formal e arrumadinho. Use o sapato meio frouxo, dando a impressão de coisa largada. Assim, a calça fica melhor dentro do coturno, a perna fica mais ‘larga’ e você consegue se movimentar com facilidade. A não ser que ele seja um modelo um tanto mais "arrumadinho", aí opte por amarrado.

Outra dica é escolher bem o modelo que você vai comprar, evite os de sapatarias comuns feito com vários recortes, costuras, fivelas, cores e um couro não sofisticado. Geralmente as marcas populares de sapato apostam em várias tendências e as misturam, deixando o produto poluído e nada interessante. Busque marcas que tem em seu DNA essa pegada rock e militar. Vale a pena pagar um pouco mais, eles com toda certeza vão durar alguns anos e quando mais velho melhor. 
Não comprem! 





E lembrem: Até no coturno o menos é mais.

Fábio Monnerat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com

Follow by Email