Resultado de três anos de pesquisa feito por uma grupo de professores do Senai/Cetiqt foi transformado no livro Modelagem – Tecnologia em Produção de Vestuário (158 páginas, R$ 52), que a editora Estação das Letras e Cores lançará no próximo dia 06 de outubro, no Rio de Janeiro, e em 13 de outubro, em São Paulo.
Os capítulos tratam do estudo da antropometria e ergonomia, das medidas do corpo, da construção da modelagem, das normas e medidas, entre outros assuntos. A obra presenta também um glossário anatômico que aponta os pontos do corpo que devem ser considerados para medição.
"Modelar é a gramática do design de moda. Sem o domínio da modelagem, o traçado se torna em vão, o desenho de moda, um rabisco. A modelagem é como a estrutura de uma edificação. Resguarda em suas linhas o espaço e o conforto para o corpo que nele habitará. É a inteligência do desenhar, a sabedoria do fazer", escreveu o estilista Jum Nakao no prefácio.
A organização é de Flávio Sabrá e os textos, de Gerson Pereira Abranches, Ariel Vicentini de Souza Martins, Lizander Augusto da Costa Lopes, Flávio Glória Caminada Sabrá, Ana Sílvia de Lima Vielmo Rodrigues, Patrícia Martins Dinis e Amanda Fernandes Cardoso Vas.
Ambos os lançamentos serão realizados a partir das 19h: no Rio, na Livraria Travessa, em Ipanema, e em São Paulo, na Livraria Cultura da Av Paulista.
Imagem: Capa de “Modelagem – Tecnologia em Produção de Vestuário”
Créditos: Estação das Letras e Cores
Nenhum comentário:
Postar um comentário