sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Quem é quem nas semanas de moda mais importantes do mundo

 


São Paulo, Tóquio, Nova York, Londres, Milão e Paris são consideradas as mais importantes capitais da moda do mundo. Conheça as particularidades de cada uma:


São Paulo


Considerado o maior evento de moda da América Latina, a São Paulo Fashion Week (SPFW) é realizada nos meses de janeiro e junho e o número de desfiles varia de acordo com a temporada. No verão, por sermos um País genuinamente tropical, a quantidade de grifes que participam aumenta, pois diversas marcas produzem – e exportam – biquínis para outros países, como a Cia. Marítima e a Água de Coco. Talvez, esse seja o ponto forte do evento, já que essa é a diferença nas semanas de moda do hemisfério norte. Atualmente, marcas de destaque nacional, como Alexandre Herchcovitch e Osklen, possuem lojas e revendedores em países estratégicos (Tóquio, França), onde a concorrência é grande e o destaque internacional maior ainda. As modelos brasileiras, assim como a qualidade das roupas, também têm o seu valor para impulsionar o mercado da moda, a começar pela top model Gisele Bündchen e Raquel Zimmermann, que, por aqui, desfila com exclusividade para a grife Animale.

Tóquio

A semana de moda de Tóquio, batizada de Japan Fashion Week, também ocorre duas vezes ao ano, nos meses de março e outubro. Na última edição, mais de 40 estilistas fizeram parte da programação do evento. Apesar de estar entre as principais apresentações fashion do Planeta, a Japan Fashion Week ainda não tem tanta expressão no mercado ocidental, mas já começou a dar sinais de que tem interesse em ampliar os negócios por aqui: em 2009, a grife japonesa Mint Designs abriu a edição de verão da SPFW e mostrou excelente qualidade, profissionalismo e acabamento das peças. Entre outras, Tamae Hirokawa, Gut's Dynamite Cabarets e Lithium Homme são algumas das marcas que têm futuro promissor no mercado da moda e, quem sabe, passarão a frequentar a Paris Fashion Week, ao lado de seus companheiros de nacionalidade: Yohji Yamamoto, Junya Watanabe e Comme des Garçons.

Nova York

Chamada de Mercedes-Benz Fashion Week, a semana da moda de Nova York costuma ocorrer em fevereiro e setembro e, desde 1993, é realizada no Bryant Park. Depois de 16 anos, a partir do segundo semestre do ano que vem ela mudará de casa e passará a ser feita no Damrosch Park. A mudança tem a ver com as reclamações dos administradores do parque, que alegam que o evento se tornou muito grande, restringindo o acesso ao público (o local fica interditado durante 23 dias por causa dos desfiles). A atração também tem edições em Miami e em Berlim, na Alemanha, mas o foco mesmo está voltado para o que ocorre em Nova York, uma cidade que ainda carrega o peso do consumismo. Mesmo assim, os estilistas sempre colocam o público à frente de extremos. Basta comparar, por exemplo, o estilo clean da Calvin Klein e da Lacoste (que são totalmente comerciais) com o quase caricatural de Betsey Johnson. Alguns brasileiros, como Carlos Miele e Alexandre Herchcovitch costumam apresentar suas coleções no evento.

Londres

A London Fashion Week, geralmente, é realizada nos meses de fevereiro e setembro, depois dos desfiles de Nova York e antes das apresentações de Milão e Paris. Cerca de 50 marcas participam do evento e mostram as suas aguardadíssimas coleções, especialmente as grifes Paul Smith e Christopher Kane. A primeira pela sua inventividade e sofisticação, já a segunda por seu estilo genuinamente londrino. Até hoje, o evento é considerado o celeiro de nomes promissores que acabaram migrando para Paris, como Stella McCartney, Alexander McQueen e John Galliano. Quem tiver a oportunidade de visitar a semana de moda londrina sentirá que a cidade vive um clima de entusiasmo por conta do evento, que ocorre dentro e fora das passarelas: há exposições na feira instalada no Natural History Museum (Museu de História Natural), com estandes que divulgam produtos (acessórios, joias e obras de arte) de designers e em outros locais interessantes, como bares, clubes e até nas ruas.

Milão

Uma das mais tradicionais no mundo, a Milan Fashion Week é aguardada ansiosamente pelos fashionistas por conta da poderosa (e extensa) lista de grifes participantes de primeiro escalão. Salvatore Ferragamo, Gucci, Dolce & Gabbana, Prada e Armani são algumas das marcas que fazem parte do time tradicional, com nomes conhecidos do grande público. Ao que tudo indica, o clássico, a excelência nos tecidos e os acabamentos são algumas das referências que faz da moda apresentada em Milão – que também é conhecida como a cidade do design – ser uma das mais importantes do mundo. Depois da famosa crise financeira, que também abalou o mercado têxtil, os mais de 70 desfiles (que ocorrem nos meses de fevereiro e setembro) tiveram de passar por adaptações nos últimos tempos, já que por volta de dez marcas que integravam o calendário oficial não participam mais da atração, de acordo com a Câmera Nacional Italiana de Moda.

Paris

Não adianta! Com mais de 100 desfiles, a Paris Fashion Week é, com certeza, a maior de todas. O número se dá por conta das dezenas de apresentações paralelas realizadas nos mesmos dias das atrações oficiais (geralmente pela manhã), que contam com desfiles de Marc Jacobs, Shiatzy Chen e Jean-Paul Gaultier. Uma curiosa diferença entre Paris e São Paulo, por exemplo, é que enquanto todos os convidados importantes e confirmados não estiverem dentro da sala de desfiles o evento não começa. As apresentações parisienses são as últimas a serem apresentadas ao mercado fashion e, na maioria das vezes, ocorrem no fim de março e de setembro. Até hoje, a Paris Fashion Week carrega o peso de mostrar uma moda elegante, às vezes nada funcional. Mas algumas grifes começaram a perceber que não adianta mais criar uma coleção para poucos. Basta checar o grande volume de looks atemporais que foram mostrados na última edição do evento.



Fonte:http://moda.ig.com.br/modanomundo/quem+e+quem+nas+semanas+de+moda/n1237529646667.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com