sábado, 19 de dezembro de 2009

JAPÃO: EMPRESAS GANHAM COM "MODA ECOLÓGICA"




TÓQUIO - De telefones celulares de madeira a descarga limitada; do pó de café reciclável a uniformes ecológicos de funcionários de bancos: no Japão, as grandes marcas disputam ideias para mostrar seu respeito ao meio ambiente - um argumento que vende.

Kao, fabricante de produtos higiênicos e de limpeza, inventou um produto que lava duas vezes e meia mais roupa que a versão anterior, em menos tempo, com um único enxágue. No papel, é só lucro: economia de água, de eletricidade, de uso de máquina e de matéria prima.

Na Coca-Cola Japão, a novidade são as garrafas de água mineral "i Lohas": com a mesma aparência dos modelos habituais, elas são 40% mais leves, porque são mais finas e menos consumidoras de recursos, porém mais resistentes.
"Existe um mercado para os produtos do cotidiano que permitem efetuar facilmente e sem se irritar ações benéficas para o meio ambiente", afirmou Shigenori Jimbo, chefe de redação da revista Nikkei Ecology.

No entanto, apesar de os bancos, como Mizuho, se dizerem ecológicos porque oferecem uniformes refrescantes a seus funcionários para não precisar ligar o ar-condicionado no máximo, não se pode afirmar que as empresas agem somente por oportunismo comercial, insistiu Jimbo.

Exemplos: os plásticos vegetais (Sony, NEC, etc.) recicláveis (Sharp), baterias de combustível domésticas (Hitachi, Sanyo, Panasonic etc.), telefones celulares solares ou em madeira (Sharp), ou ainda descargas de banheiro que soltam menos 5 litros de água contra 13 em média com a mesma eficácia (Toto).

A preocupação ecológica dos japoneses é amenizada por diversos subsídios públicos concedidos para as compras destes tipos de bens "ecologicamente corretos".
 
 
Fonte:AFP12/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com