Cenas do curta "The Lady Noir Affair", protagonizado por Marion Cotillard (assista abaixo)
Vídeos despontamcomo o novo suporte para criação de imagens que viram referência estética
A moda nasceu descrita pela soma de enfeite, pudor e proteção. Tornou-se fenômeno social, entrou para o hall de criações artísticas e ganhou canais específicos que se prestam a divulgação e crítica de suas obras. Várias linguagens já apareceram para discutir o assunto. Tudo começou com as ilustrações, depois veio a fotografia, fazendo surgir nomes estrelados como Guy Bourdin e David LaChapelle, e agora as roupas adotam o vídeo. É a promessa de um novo caminho para produzir imagens pungentes, feitas tanto por novos cineastas quanto por grandes nomes do cinema.
As grandes grifes de luxo já perceberam a onda de vídeos como o texto não-verbal que faz trajes virarem personagens, construírem cenas e contarem histórias. No Brasil a tendência audiovisual ainda não pegou, mas algumas marcas já apostam no formato para lançar coleções, como a D´Arouche, que produz vídeos novos a cada temporada. Lá fora a francesa Chanel virou ícone da nova onda pelas boas sacadas que vão desde a edição dos bastidores de seu ateliê até filmes de ficção dirigidos por Karl Lagerfeld.
Nessa perspectiva frutífera, algumas parcerias ilustres já aconteceram. O criador de Amélie Poulain Jean-Pierre Jeunet escolheu sua musa Audrey Tatou para o último vídeo do perfume Chanel Nº 5 - e as especulações para o próximo trabalho afirmam que Martin Scorcese será o responsável pela direção.
A Dior preparou um thriller noir para uma linha de bolsas, protagonizado pela atriz Marion Cotillard . E a sequencia do filme chega em breve pelas mãos de David Lynch, que já havia armado suas câmeras para o comercial do perfume Gucci by Gucci. Na galeria ainda estão Ridley Scott, que dirigiu Thunder Perfect Mind para um lançamento do perfume da Prada, e Sofia Coppola, que foi a Paris registrar o perfume Miss Dior Cherie.
Além do povo da sétima arte atacando no mundo fashion e dos habitués da moda virando tema de filme, a tendência audiovisual ganhou representantes de peso, como a famosa jornalista Diane Pernet. Ela organizou em Paris pela segunda vez o A Shaded View on Fashion, festival dedicado a curtas-metragens pensados sobre o tema. Em sua primeira edição, o evento rodou os grandes museus do mundo em Londres, Tokyo, Roma e Seoul. Em setembro de 2009 a premiére francesa reuniu quarenta criadores para um concurso, além de gente tarimbada, como o estilista Rick Owens, os fotógrafos Steven Klein e Nick Knight, os músicos Roisin Murphy e Kim Gordon, do Sonic Youth, além da atriz Chloe Sevigny e da performer Dita Von Teese.
A produção cinematográfica de moda tem boas perspectivas pela frente e, além da discussão sobre o lugar dos fashion vídeos entre trabalhos artísticos, a tendência se anuncia como o novo rumo para o nascimento de imagens poderosas que se tornam referência no mundo contempoâneo que respira agilidade e movimento.
Fonte:http://revistacriativa.globo.com/Revista/Criativa/0,,EMI110315-17349,00-QUANDO+A+MODA+ENCONTRA+O+CINEMA.html
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