O 3º. Congresso Internacional de Negócios da Moda acontece este ano no Porto, trazendo a oportunidade de vivenciar os negócios da moda por meio de uma série de atividades integradas e complementares.
A terceira edição do CINM (Congresso Internacional de Negócios da Moda) acontecerá na cidade do Porto, em Portugal, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro de 2015, associado aos eventos que irão movimentar a cidade nesta época: o Porto Fashion Week, o Fashion Film Festival e o Fashion People. O Congresso reúne uma série de atividades, que vão permitir aos participantes uma profunda vivência na área e o entendimento dos rumos e das oportunidades que o setor oferece.
Uma das atividades do 3o. CINM são as PALESTRAS E MESAS orientadas para questões atuais do Setor Criativo e da Moda, em que cada dia terá um responsável pela curadoria das informações e uma série de convidados, empresários e pesquisadores, para debater essas questões dentro do espírito de construir conhecimento e propor alternativas de desenvolvimento para a Moda. André Robic, diretor executivo do Instituto Brasileiro de Moda, abrirá o evento, falando sobre os principais desafios e oportunidades da moda brasileira e mundial, na seção "DE BRAÇOS ABERTOS". A Antropóloga Carol Delgado dirigirá os trabalhos no segundo dia, denominado "GPS", que discutirá o momento atual da moda mundial por meio de insights sobre a integração entre moda e cultura. No terceiro dia, denominado "FORMAS E VOLUMES", o artista plástico Roni Hirsch dirigirá os trabalhos voltados á formação do novo profissional do setor, onde a base é a criatividade para desenvolver carreiras multidisciplinares. Finalmente, a diretora de marketing do IBModa, Luciane Robic, será a responsável pelos trabalhos do último dia, intitulado "FARMÁCIA", que vai fechar a programação de palestras e mesas redondas discutindo as alternativas possíveis para as marcas, empresários e pesquisadores do setor.
Outra atividade do CINM será a APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS, divididos em três formatos: artigos, estudos de caso e experimentos e experimentações, composta por seis linhas de pesquisa: Gestão de Empresas de Moda e StartUps, Estratégias para o Varejo, Gestão do Design, Conhecimento do Consumidor, Gestão da Comunicação: do Design ao VM e Gestão de Identidade de Marca para Mercados Criativos. Foram recebidos mais de 60 trabalhos e 20 foram selecionados para apresentações, com temas inovadores e de grande relevância no setor de Negócios da Moda, e que com toda certeza terão forte contribuição para o desenvolvimento de novos rumos para o setor, tanto pelos textos apresentados, como pela oportunidade de troca de idéias entre os seus autores e os participantes das mesas, um dos principais objetivos do Congresso.
Finalmente, o evento contará com atividades práticas, na forma de OFICINAS. A primeira delas, no dia 29 de setembro, será dirigida por Sylvia Demetresco, vitrinista com experiência internacional no Brasil, França e Suíça, entre outros países, e autora de mais de 10 livros. Denominada "PER-CURSO ATRAVÉS DE UM OLHAR DE VM", terá a apresentação de cases e dos principais tópicos do que é ver e fazer vitrinas para, em seguida, percorrer espaços de destaque pelas ruas do Porto para verificar in loco a relação entre marca, loja e vitrina, desenvolvendo o olhar crítico imprescindível na profissão de quem lida com a moda. No dia 30 será a vez de Roni Hirsh, artista e designer de cenários, dirigir a "OFICINA DE DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO CRIATIVO", que tem como proposta resgatar conceitos e modos de viabilização de idéias e solução de problemas a partir do processo criativo. E no dia 1 de outubro a diretora de marketing do IBModa, Luciane Robic, realizará a oficina MIRA: ENSAIOS DO OLHAR, que se dará por meio de uma imersão vivencial na cultura do Porto, em lojas, ateliês, bares, praças, restaurantes e outros lugares especiais, previamente mapeados, e a partir de uma cobertura fotográfica, coletando imagens por todo o percurso, os participantes serão estimulados criativamente a aguçar os sentidos, analisando as relações entre marcas e cidade com os diferentes estilos de vida que encontraremos pelo caminho. Ao final, organizaremos todo o material coletado e transformaremos a construção desse novo olhar em repertório para utilização em futuros projetos.
O 3o. Congresso Internacional de Negócios é organizado pelo IBModa (Instituto Brasileiro de Moda) e realizado pelo I-Moda (Instituto de Estudos e Desenvolvimento da Moda), em parceria com o Porto fashion Week e com o Porto Fashion Makers. Conta ainda com apoio de diversas universidades brasileiras e portuguesas, e apoio institucional da TAP e dos Hotéis Fênix, entre outros. É composto por uma Comissão Organizadora com importantes nomes da moda brasileira e portuguesa, e por uma Comissão Científica formada por mais de trinta PhDs do setor de negócios da moda atuantes em universidades de todo o mundo. Teve suas duas primeiras edições, em 2011 e 2013, no Rio de Janeiro, e agora parte para outras cidades ao redor do mundo, levando a discussão do setor para cidades que tenham em seu DNA o gosto, a linguagem e a produção de moda.
O 3o CINM será realizado na Alfândega do Porto entre os dias 28 de setembro e 1º. de outubro de 2015. Mais informações sobre a programação e as inscrições podem ser obtidas no sítio http://cinm.org.br/cinm/. As inscrições custam até 200 euros com descontos progressivos, e estudantes universitários ou de pós-graduação têm desconto de meia entrada. É uma oportunidade imperdível para quem trabalha ou deseja trabalhar com moda.
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