terça-feira, 9 de junho de 2015

A experiência de compra deve ser algo que repute o valor investido pelo cliente


Uma reflexão sobre o momento da inauguração da expansão do Shopping Iguatemi de Campinas.

Em um momento de crise econômica e perspectiva incerta sobre o varejo, 104 projetos inovadores de marcas na região fizeram do dia 30/04/2015 uma data especial na agenda do Shopping Iguatemi de Campinas. O novo projeto Nespresso apresentou um mobiliário de vitrine exclusivo, assim como marcas de acessórios, sapatos e jóias, todos reportando um número substancial de faturamento. Clientes que desfilavam com sacolas (sacolas e mais sacolas!), música nos corredores e performances de artistas circenses no estilo cirque du soleil marcaram o dia da abertura de uma expansão que torna o complexo, o maior do grupo, com 106.700m2 de área bruta locável. Foram R$ 190MM de reais em investimentos, além de um trabalho incansável de mix e varejo, com grandes marcas internacionais e nacionais inéditas na cidade como GAP, GAP Kids e BABY GAP, Sephora, Diesel, The North Face, New Balance, Yves Rocher, Luiza Barcelos, Kiehl´s, Rosa Chá, Souq, Coqueluche, Reserva, ATeen, Tigresse, Lush, Yogini e Lindt. Além das marcas exclusivas, a expansão contará também com Michael Kors, Tommy Hilfiger, Cavalera, Farm, Lacoste, Polo UK, Rocky Country, UW, Crocs, Skechers, Lacoste e Alô Bebê, entre outras. Destaque também para a inédita Zara Home, braço da marca Zara para produtos de casa e decoração.

Lojistas felizes e atendimento impecável nos cafés e operações da praça de alimentação demonstraram o empenho de todos que não economizaram no treinamento de seu pessoal, apresentando uma interação primorosa com clientes do shopping. O estacionamento do shopping bateu recorde de lotação no final de semana que seguiu a inauguração, desde a abertura. São 35 anos de shopping. O queridinho da cidade.

Isso tudo posto, meu questionamento é: será que as operações do shopping já em andamento não perderam o frescor e o clima de novidade e essa é uma questão decisiva para a compra?

O evento, a novidade, a euforia do varejo não deveriam estar presentes, principalmente no dia-a-dia de qualquer marca/loja?

Percebo marcas que simplesmente abrem a loja todos os dias. Varejo tem outra demanda: inaugurar uma loja todos os dias. As equipes precisam estar prontas para o corte da fita, esperando a ordem: it´s show time!

Precisamos retomar. Basta de más previsões. Somos o escape das más notícias. A moda precisa continuar e fazer seu papel de renovar. E quando tudo estiver muito difícil, devemos lembrar: somos o Fashion Business, babe. Aquele negócio cujas referências mais respeitadas de fato, nasceram e cresceram nos momentos mais difíceis, de guerra, de depressão econômica. Afinal, o que seria do período Art Deco sem a guerra, sem a crack de 1929? O que seria de Chanel, de Dior?

Com tantos recursos tecnológicos, é hora de trabalhar a proximidade de cada marca com seu público. O momento é agora. A temperatura é ideal e o talento e a capacidade de inovar farão a diferença.

Senhoras e senhores, it´s showww tiiiiiiime!!!!!


Por Paula Limena
Especialista em Varejo de Moda

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