domingo, 1 de maio de 2011

Aprenda como rastrear o consumidor




 Há um provérbio inglês que diz: “Observe to Serve” e quer dizer “Prever para prover”. Isto é, descubra o que está para acontecer para se preparar e oferecer o que o mercado necessitará. E sendo o consumidor a razão de existir de todo varejo, temos que estar atentos às mudanças e novos comportamentos para servi-lo mais e melhor.

Quase como com bola de cristal, os debates sobre o futuro do varejo, que aconteceram em Nova York durante a feira de inovações NRF 2011 – National Retail Federation, em janeiro deste ano, apontam caminhos que podemos aproveitar para colocarmos nossos negócios rumo ao sucesso. São as tendências para o varejo, mas que devem ser colocadas em prática o mais rápido possível pelos lojistas. O novo comportamento do consumidor, quando observado detalhadamente e traduzido em estratégias, traz para o comércio de lingerie, moda praia e fitness possibilidades para revolucionar estes segmentos do varejo de moda, e a tecnologia pode ser aliada para mapear este comportamento.


Tempo é dinheiro

 

A maioria das discussões sobre o novo consumidor recai no impacto das novas tecnologias em suas vidas, principalmente na forma como compram e escolhem os produtos. A nova geração de consumidores não se contenta mais com os velhos argumentos de vendas, não se comove mais com os antigos benefícios e não tem tempo para “firulas” sem objetivos práticos. Vemos que as novas tecnologias permitiram ao consumidor assumir várias atividades ao mesmo tempo, mas, por outro lado, fazem com que eles tenham cada vez menos tempo para suas compras.

Produtos de necessidades básicas, como é o caso do lingerie, tendem a ter o seu consumo adiado até o “último suspiro” das peças que estão em uso. Com pouco tempo, o consumidor vai comprá-la somente quando precisar. Por isso, o varejista deve diminuir ao máximo o tempo de atendimento após a decisão de compra do cliente e transformar o tempo de escolha do produto no mais prazeroso o possível.

O consumidor pós-crise está mais consciente, exige que os produtos, sua exposição e as promoções façam realmente sentido, possam ser utilizáveis e tenham informações confiáveis. Ele não quer mais desperdiçar suas compras e seu tempo. O varejista precisa descobrir o que desagrada o consumidor na hora da compra em sua loja e eliminar os entraves com o uso das novas tecnologias. Então ficará somente a parte boa da compra e a sensação de aproveitamento de tempo e plena diversão. E para o consumidor impaciente a atarefado, compra divertida e intensa é o equivalente a compra rápida, por mais tempo que tenha levado. A tabela a seguir apresenta um resumo das tendências com suas soluções para o varejo.


Tendências apontadas na NRF 2011

 
Como varejistas de lingerie, moda praia e fitness podem aproveitá-la
Tendências
Consumidor quer fazer compras relevantes, com benefícios que façam sentido em suas vidas.
Soluções para o varejo
Descubra qual é, e elimine a parte ruim da compra em sua loja, que em lingerie, moda praia e fitness geralmente está na hora de provar e de pagar. Por isso, agilize a escolha do consumidor, coloque em sua loja tecnologias que tornem o atendimento mais rápido. Inove no provador.
Consumidor quer fazer compras rápidas e certeiras 
Consumidor buscando comprar em multicanais
Insira sua loja nas redes sociais e implante um sistema de e-commerce para ampliar os canais de vendas dos seus produtos. Inclua sua loja em mini pontos de venda localizados em danceterias e até hotéis.
Consumidor consciente do desperdício zero e atento ao meio ambiente.
Aperfeiçoe o tempo do atendimento, elimine saquinhos e embalagens desnecessárias. Informe sobre inovações de materiais ecológicos utilizados nos produtos.
Consumidor em busca do atendimento individualizado.
Crie mecanismos através de cadastros, scanners ou até mesmo fichas para reunir o maior número de informações de preferências e hábitos dos seus clientes. Use estas informações no atendimento e entregue-lhes o que eles querem.
O atendimento é agilizado e focado.

Diferencial é fundamental




As lojas de moda praia e fitness têm um campo enorme para explorar as sensações no consumidor. A compra destes artigos tão específicos do vestuário ainda é percebida como desgastante, carregada de dúvidas e demorada. Equipamentos de ginástica na loja para testar os produtos, provadores equipados com luzes que simulam a pele bronzeada e até areia no chão da loja facilitam a escolha do melhor produto. Algumas destas sugestões podem motivar a compra de produtos que “quase caem” no cesto dos supérfluos. 

A loja alemã de artigos esportivos e fitness Globe- trotter tem espaços que simulam cenários, tais como paredes de escalada para roupas de alpinismo; bicicletas ergométricas para testar uma calça ou bermuda legging e até mesmo um lago artificial como “provador” de roupas de mergulho, ou seja, em uma loja assim é impossível haver dúvidas se a compra de determinado produto é certa! 

Outra tecnologia, que podemos dar como exemplo, foi lançada pela empresa Fictix no Rio Fashion Business Tech, evento de inovações tecnológicas para lojistas, apresentado junto com o Fashion Rio, em janeiro. Funciona da seguinte forma: a consumidora seleciona e leva para o provador tudo de que gostou. A cada modelo provado, ela toca no espelho (que é uma tela touch screen) instalado dentro do provador para ser fotografada. No final, as fotos com as diversas peças experimentadas estarão disponíveis no espelho para que possam ser escolhidas.

Destaque ainda para o sistema MFace, da empresa de tecnologia Milonga, que oferece aos lojistas a possibilidade de rastrear o cliente.

Em segundos, uma câmera registra a imagem do consumidor, que diz seu nome, telefone e e-mail e pode também apresentar suas características especiais. O sistema fornece informações sobre as lojas da rede que ele mais visitou, por onde passou, quais compras fez e quanto gastou. Não se pode deixar de mencionar a importância da presença do negócio nos mais diversos canais de vendas, principalmente os virtuais. Inserir a loja nas redes sociais, entrar no e-commerce e investir no e-mail marketing já são itens básicos de sobrevivência junto aos novos consumidores.

Imagine o novo cenário: uma consumidora, que trabalha e estuda, vai ao shopping comprar novas lingeries. A atendente reconhece que ela é aquela cliente que recentemente fez cirurgia de implante de silicone nos seios e também adora lingeries de cor preta. A consumidora prova cinco modelos de sutiã de acordo com suas medidas; o inovador espelho do provador mostra a peça de frente e costas; uma música francesa toca no som ambiente e um aroma floral marcante sopra no ar. 

A consumidora, entusiasmada com as provas bem sucedidas, certamente levará todos os cinco modelos, porque lhe faltará oportunidade para voltar à loja e, além do mais, faz tempo que ela não recebe um atendimento tão eficiente e encontra produtos tão bem feitos para suas necessidades. Eis uma compra perfeita! Hoje, os consumidores vão em busca de um atendimento de acordo com suas preferências e necessidades e o varejo vem percebendo que conhecer bem (e mostrar que conhece) o consumidor é garantia certa de venda e além disso, economiza-se tempo, recursos e dinheiro.



Por: Cristina Marinho
Consultora de Marketing e Comportamento
Fonte:Textila

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