A&F - antes da inaguração da loja lá em 2009
Fila de pessoas para entrar na loja da A&F de Milão após a Páscoa. A maioria das pessoas eram mulheres
Atendente modelo ao fundo na entrada da loja.
Uma loja A&F por dentro. Iluminação cria clima de mistério
Estive há pouco tempo na Europa guiando alunos de Moda e Varejo, realizando pesquisas no varejo de Paris, Londres, Veneza e Milão e também observando o comportamento dos consumidores por lá. São muitos os insights em cada esquina das ruas européias, e em um destes, constatei uma tendência, que não é mais novidade há tempos, mas que agora é nítida está entranhada na cultura da nova geração. É o desejo dos consumidores em visitar uma loja como atividade de lazer! O desejo é tão forte, a ponto de uma loja virar uma atração turística, com tanta procura e visitas quanto um museu, ou um monumento histórico.
Já conhecíamos a compra como atividade de lazer, principalmente entre as mulheres, que resolvem muitos problemas com visitas ao shopping e algumas sacolinhas na mão! Mas uma loja, que não seja de souvenirs, atrair centenas de turistas se consagra agora!
Me dei conta disto, quando estava em Milão, e andando pela famosa Corso Giacomo Matteotti, me deparei com uma organizada fila européia de mais de 500 pessoas, a maioria adolescentes, aguardando para entrar e conhecer, a Abercrombie & Fitch, uma loja de confecção jovem! Isto mesmo, leitor, pessoas aguardando mais de uma hora na fila, ansiosas para conhecer uma loja! E não era o dia da inauguração. Era um dia comum, em uma 3ª feira após o feriado de Páscoa na cidade italiana. E o interessante é que com certeza, todas aquelas jovens entusiasmadas sabem que os produtos da loja se resumem a camisetas com a logomarca na frente, moletons confortáveis, calças jeans, e alguns outros itens de design pouco surpreendente!
O que aquelas pessoas estavam esperando para ver era “a loja”, seus atendentes e seu visual interno. Enfim, desvendar o mistério do sucesso americano no varejo de Moda! As lojas da Abercrombie & Fitch, com 118 anos de existência (mas há 10 anos com estrondoso sucesso), não tem vitrines, são bem escuras por dentro, tem o som bem alto e com um intenso perfume, que é sentido até do lado de fora da loja. Aquelas pessoas da fila estavam esperando para ver os vendedores que parecem modelos e atendem sem camisa ou com uma camisa aberta aparecendo o peito malhado, também estavam esperando para ouvirem uma música estridente, e se sentirem em uma danceteria, e , é claro, esperando para comprarem algum dos produtos que vem com um cheiro delicioso, o mesmo do perfume da marca, que pode ser comprado na mesma loja.
Enfim, aquelas pessoas esperavam por uma experiência maravilhosa! Elas esperavam pela mesma sensação que se tem quando você visita um ponto turístico, um monumento histórico, ou uma praia paradisíaca.
A loja da Abercrombie & Fitch se transformou em uma atração turística!
Varejista de moda reflita... O que você tem criado de atrativos na sua loja para que seus consumidores se dirijam a ela pensando em ter uma experiência de lazer? O que você tem feito para proporcionar aos seus clientes a mesma sensação de visitarem uma atração turística?
Se sua resposta é nada, ou muito pouco, comece pelo inusitado. Como a Abercrombie & Fitch transformou sua loja em uma balada, sua loja pode ter o mesmo clima de diversão que um parque, uma feira, uma festa, um evento!
Transforme seus atendentes em atores, artistas da venda. Invista em uniformes diferentes, exija maquiagem e cabelos impecáveis da equipe. Não é necessário ter uma equipe de modelos para divertir os consumidores. Basta um sorriso, bom humor e capricho no visual para encantar e se diferenciar.
Com sua loja associada à diversão, a chance de atrair novos consumidores e fidelizar os atuais é maior. No Brasil, temos o exemplo da Galeria Melissa e da loja da Havaianas na Oscar Freire, que atraem turistas do Brasil inteiro e também do exterior em busca de uma inesquecível experiência. E o resultado é que fica muito difícil algum consumidor entrar lá, sem uma sacolinha na mão para materializar a lembrança de um lugar divertido e inesquecível.
Portanto, pense sobre isto... vender moda é vender emoção! A emoção é promovida no coração e na mente do consumidor em um clima de alegria, lindo visual e do inusitado!
Que seu objetivo seja formar filas de consumidores esperando para conhecer sua loja e não se sentirem plenamente felizes enquanto não saíram com uma sacolinha da sua marca na mão! Você consegue!
Entre em contato comigo através do e-mail cristina@nmarinho.com.br
Por: Cristina Marinho
Consultora de Marketing e Comportamento
Consultora de Marketing e Comportamento
Fonte:Textila
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