quarta-feira, 18 de março de 2015

Footwear: AIR MAX DAY - ICONES DA FAMILIA AIR MAX

 Os ícones da família Air Max

A família Air Max faz parte da cultura de várias gerações. Além do Air Max 1, que no final dos anos 80 deu início a uma revolução na indústria dos calçados esportivos, outras versões do modelo também ganharam vida própria, influenciando de maneira única milhões de pessoas ao redor do mundo. Nenhuma delas jamais será esquecida, mas algumas, graças às seus designs e cores, e ao seu papel fundamental na evolução do conceito de tecnologia aparente, acabaram se destacando mais do que outras. À medida que a contagem regressiva para a segunda celebração anual do Air Max Day continua, a Nike resgata o passado para relembrar os ícones da família Air Max.

Air Max 1

A inovação nem sempre é visível, mas quando ela é seu impacto é grandioso. Em 1987, a Nike lançou o Nike Air Max 1, o primeiro calçado  a colocar toda a sua inovação em plena exibição. Criada para promover amortecimento, a tecnologia Nike Air se tornou uma janela de oportunidades para as pessoas expressarem seu estilo e alcançarem o máximo desempenho. O Nike Air Max 1 chegou para desafiar e revolucionar a indústria de calçados. Após a sua criação, ela nunca mais foi a mesma.

Tinker Hatfield foi o principal designer a dar vida ao Air Max. Porém, a tecnologia Nike Air não era mais vista como uma novidade na época, uma vez que ela já havia sido introduzida no final de 1978 com o Nike Air Tailwind. Naquela ocasião, a cápsula de Air ainda estava efetivamente oculta na espuma.

Entretanto, Hatfield, um arquiteto formado com um talento especial, usou a ousada arquitetura de Paris como fonte de inspiração para cortar a entressola de espuma e dar visibilidade a uma tecnologia antes invisível.
“Eu fui especificamente a Paris para ver a cidade, mas também para visitar o Centro Pompidou”, afirma Hatfield. “Trata-se de um edifício virado do avesso, com uma pele de vidro por baixo. Voltando a Oregon, tive reuniões com os técnicos que trabalhavam em cápsulas de Air maiores e transmiti minhas ideias. Pensei: talvez possamos também expor essa tecnologia e criar um calçado inigualável.”
Na época, essa foi considerada por muitos uma ideia estranha, mas Tinker e sua  equipe não desistiram. Para se destacar mais do que os tênis da época e transmitir uma mensagem de visibilidade, a lateral do calçado recebeu uma cor ousada que chamava ainda mais atenção.
A família Air Max evoluiu ao longo dos últimos 28 anos, com centenas de mudanças. Mas, cada modelo deve a sua existência, em parte, ao transcendente Nike Air Max 1.

Air Max 90

O Nike Air Max 90 é um tênis que se destaca por si só. Lançado em 1990, o terceiro modelo da família Air Max contava com um volume maior de Nike Air do que seus antecessores. Entretanto, sua estética fluida era o que mais chamava atenção.

O designer Tinker Hatfield sabia que a silhueta teria um impacto imediato, de modo que o design do tênis se baseava nessa ideia. O ângulo dos painéis e o bloco de cores foram o ponto de partida para aqueles que buscavam inspiração para garanto o máximo em desempenho.

O Air Max 90 também incluiu painéis de plástico com nervuras e múltiplas opções de cadarço para criar o ajuste ideal, e a cor foi outro ingrediente essencial. O vermelho radiante do calçado, que mais tarde ficou conhecido como infravermelho, destacava o Air visível. Essa tonalidade específica e seu formato único marcaram o Air Max 90.

Popular desde o início, o Air Max 90 garantiu que o modelo Air Max nunca perderia a sua qualidade. Ele simbolizou uma nova década com a sua forma, visual e cores. O tênis seria atualizado e remixado nos anos que se seguiram, mas permaneceria para sempre cobiçado e essencial.

Air Max 180

O Nike Air Max 180 nasceu das mentes coletivas de Tinker Hatfield e do designer do Air Force 1, Bruce Kilgore. Os dois se reuniram para fazer a unidade Max Air visível tanto na sola quanto na entressola, destacando os 180 graus de amortecimento do calçado. Além da sua estética inteiramente nova, a cápsula de Max Air era 50% maior que a dos designs anteriores.

A parte superior contou com uma manga interna dinâmica, que se estendia para se ajustar ao formato do pé, enquanto o calcanhar moldado fornecia apoio. As fendas flex em V na parte frontal do pé foram outro experimento em movimento natural.

O Air do calçado tornou-se visível em todo o mundo. Assim como o Air Max 1 foi liderado por um comercial memorável, o visual criativo do Air Max 180 foi apoiado por anúncios criados com cartunistas lendários, mestres dos efeitos especiais e diretores de cinema.

Air Max 93

O conceito de visibilidade foi o propulsor do Air Max 93. Como chocar um público já surpreendido tantas vezes? A cápsula do calcanhar sempre tinha sido o ponto focal, então por que não levá-la ao seu limite? A última criação de Tinker Hatfield foi construída com base nas fendas flex do Air Max 90 e usou uma manga interna dinâmica, feita de neoprene, para fornecer um suporte adicional ao pé e ao tornozelo.

Em seguida, houve a grande e desafiadora questão dos 270 graus de Air visível. A cápsula de Air moldada precisamente – inspirada nas garrafas plásticas de leite – criou padrões completamente novos de amortecimento e se tornou a fundação para o ar visível na parte dianteira do pé.

Air Max 95

O Nike Air Max 95 foi um calçado que se destacou por ser diferente dos demais.
Lançada em 1995, a ousada silhueta foi a primeira a exibir o Nike Air visível na parte frontal do pé. Esta abordagem completamente nova para o amortecimento proporcionou cápsulas duplas de Air, promovendo maior conforto e apoio ao corredor. Literalmente a ovelha negra da família, o Air Max 95 foi o primeiro modelo Air Max a incluir uma entressola em preto, traço que foi uma mudança drástica do design tradicional do tênis.
Esta explosão de Air foi a característica definidora de uma silhueta inspirada no corpo humano. A entressola baseou-se na coluna, agindo literalmente como a espinha dorsal do design. Já os ilhós de nylon representavam as costelas, enquanto os painéis feitos em camadas de malha simbolizavam as fibras musculares e a carne.
A abordagem para a parte superior, começando com uma base mais escura, tinha como objetivo ajudar o calçado a permanecer limpo, mesmo quando usado para corridas em estradas de terra. O swoosh quase transparente e um novo tipo de tipografia também foram as principais características deste modelo e, como ocorreu com o Nike Air Max 1 e o Nike Air Max 90, uma cor notável marcante destacou a cápsula de Air— desta vez posicionada do lado de dentro.
O Air Max 95 abriu a porta da frente em termos de design e provocou um movimento global. De Nova Iorque a Tóquio, uma geração inteira desejava ter o futuro em seus pés. Mesmo depois de várias outras versões terem sido lançadas, ele ainda chama a atenção hoje em dia.

Air Max 97

Como se tivesse sido desafiado pelo design do Air Max 95, o Nike Air Max 97 respondeu fornecendo a primeira cápsula completa de Max Air. Evidentemente, algo tão inovador precisava de uma parte superior que fosse à altura de uma inovação tão audaciosa. Começando com a prata, o design fluido buscou inspiração nos trens-bala de Tóquio, enquanto a tubagem refletiva deu ao Air Max 97 um visual que era intensificado com a iluminação certa. O calçado ideal para um período em que se buscava cada vez mais força na música, filmes e estilo, ele se tornou desde então um clássico do design e definiu a sua época.

Air Max 2003

Uma parte superior minimizada, combinada com um amortecimento máximo, define o Air Max 2003. A nova silhueta fez uso da mesma cápsula de Air do Air Max 97. Porém, novos desenvolvimentos na moldagem, construção e amortecimento trouxeram o pé para mais perto do chão, oferecendo flexibilidade extra. O Air Max 2003 trocou a cor ousada dos modelos Nike Air Max anteriores para uma opção que deu ao calçado uma nova estética para os anos 2000.
A parte superior foi feita com um material de desempenho chamado Teijin, semelhante ao utilizado em sapatilhas de atletismo e chuteiras. Isso deu ao calçado um visual leve e agressivo, além de um toque sofisticado, tornando-o extremamente confortável logo de cara.

Air Max 360

Quase vinte anos após o lançamento do Air Max original, a missão de fazer os usuários andarem “no ar” foi cumprida com o Air Max 360. Um tipo completamente novo de cápsula Max Air foi projetado, oferecendo maior estabilidade e amortecimento. As camadas de espuma que separavam o pé do cápsula deram espaço, pela primeira vez, à construção termo-moldada, para fornecer 360 graus de amortecimento.

Uma homenagem à paleta original do Air Max destacou o mais recente avanço, enquanto o efeito gradual de corte a laser na parte superior retomou o design do Air Max 95. O pacote exclusivo aplicou algumas partes icônicas do Air Max a esta nova sola. Longe do fim, o mais leve Air Max até então criou o modelo para uma nova onda de Air visível.

Air Max 2015

O Air Max 2015 é um modelo que simboliza só a reinvenção, mas também a revolução. O tênis, próprio para corrida, possui uma parte superior que corresponde ao movimento dinâmico do amortecimento flexível e ultra confortável do Max Air, que estreou em 2013. O primeiro Air Max com uma malha respirável, ​leve, e quase sem costuras opera em conjunto com a tecnologia Flywire para envolver o pé. Ao empregar uma textura leve, que utiliza uma construção tubular e fendas flex de última geração, o tênis ajuda a suavizar o impacto da corrida. Mesmo o Swoosh reverso subverte a familiaridade e indica uma nova geração de expressão.


Vejam também

Footwear: Nike Air – a evolução da tecnologia aparente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com

Follow by Email