O Speedmaster
Skywalker X-33 Solar Impulse Edição Limitada celebra a relação única entre o
espírito pioneiro da OMEGA e o inovador projeto Solar Impulse. É a celebração
de um projeto cuja ambiciosa meta é a de circundar o globo numa aeronave movida
apenas a energia solar, dando um passo audaz a favor de alternativas viáveis
aos combustíveis fósseis não renováveis.
A
OMEGA colaborou com Bertrand Piccard e André Borschberg, copilotos do Solar
Impulse, sobre o conceito deste relógio inovador que combina mostradores analógicos
e digitais. Foi desenvolvido para satisfazer as necessidades não só destes
especialistas, como de qualquer pessoa que aprecie a sua impressionante
variedade de funções.
A
caixa de 45 mm em titânio leve de grau 2 pesa apenas 59,50 gramas e é complementada
com um bezel com uma escala em nitreto de crômio cujo trajeto de minutos é
revestido a Super-Luminova branca, tal como os ponteiros esqueletizados das
horas e dos segundos, em preto e branco. O ponteiro central dos segundos
distingue-se pela sua combinação de cores verde e preta.
O
mostrador azul e verde, com os seus índices e marcadores de hora brancos,
decalcados e revestidos com Super-Luminova branca, contém uma abertura central
que permite ao utilizador ler os elementos digitais do mostrador de cristal
líquido. Serão produzidas 1.924 unidades – um número alusivo ao ano em que foi
concluída a primeira circum-navegação aérea do mundo. Este relógio de edição
limitada apresenta-se com uma pulseira NATO em poliamida revestida a azul e
verde.
O
OMEGA Speedmaster Skywalker X-33 Solar Impulse Edição Limitada é alimentado
pelo movimento de cronógrafo quartzo, o calibre OMEGA 5619. O exterior do seu
fundo de caixa em titânio de grau 2 é estampado com a frase "Around the
World" do Solar Impulse, contendo ainda a gravação da frase “TESTED AND
QUALIFIED BY ESA" (European Space Agency, ou Agência Espacial Europeia).
Entre
as funções deste modelo que combina visor analógico e digital em LCD estão três fusos horários diferentes,
cronógrafo, temporizador, MET (Mission Elapsed Time), PET (Phase Elapsed Time),
três alarmes e calendário perpétuo.
Valor: R$ 15.400,00 - A marca possui lojas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília
Na década de 1960, a OMEGA e o
resto do mundo observavam a Lua. A primeira aterragem lunar foi descrita como a
maior conquista tecnológica humana. Passados mais de 50 anos, as prioridades
mudaram e a OMEGA e os seus parceiros do Solar Impulse voltaram-se para o sol
para combater a atual crise ecológica do nosso planeta.
Desde 2006, a OMEGA partilha a sua
perícia tecnológica para ajudar a equipe do Solar Impulse a alcançar o seu
objetivo de circum-navegar o globo numa aeronave movida apenas a energia solar.
A missão está em vias de ser alcançada em 2015 e embora isto seja certamente o
auge do projeto, outros marcos extraordinários souberam abrir o caminho para a
derradeira etapa da volta ao mundo.
Solar
impulse e OMEGA - passado, presente e
futuro. Descubra os marcos que abriram o caminho da aventura da volta ao mundo
de 2015:
2003
O fundador, presidente e piloto do
Solar Impulse, Bertrand Piccard, apresenta a ideia de uma aeronave movida por
energia solar à École Polytechnique Fédérale de Lausanne, a qual concorda em
realizar um estudo de viabilidade cuja direção iria ser atribuída ao engenheiro
e piloto profissional André Borschberg. Mais tarde nesse mesmo ano, em 28 de
novembro, o projeto seria oficialmente lançado.
2006
A OMEGA torna-se Parceiro
Principal do projeto Solar Impulse, após uma apresentação particularmente
comovente e convincente preparada por Piccard para o Presidente do Swatch
Group, Nicolas G. Hayek e o Presidente Executivo do mesmo, Nick Hayek.
2007
É divulgado um protótipo da
aeronave HB-SIA num evento especial onde compareceram Nicolas G. Hayek e Nick
Hayek Jr. Nesse evento, a OMEGA apresenta o seu primeiro contributo para o
projeto Solar Impulse: a bancada de testes. Este importante sistema de testes
permite à equipe do Solar Impulse simular o sistema elétrico da aeronave.
2008
A OMEGA apresenta uma exposição
especial sobre o Solar Impulse no Pavilhão OMEGA dos Jogos Olímpicos de 2008 em
Pequim, onde a marca desempenha a função de Cronometrista oficial. A exposição
inclui uma apresentação virtual dos controles do piloto e um modelo de larga
escala da HB-SIA.
2009
Em 26 de junho, é apresentada a
HB-SIA, a primeira aeronave desenvolvida para voar tanto de dia como de noite,
sem utilizar combustíveis fósseis. Esta aeronave tem a envergadura de asa de um
Boeing 747-400, pesa 1.700 quilos e tem mais de 12.000 células solares
instaladas nas suas asas que fornecem energia renovável a quatro motores
elétricos.
2010
O piloto de testes do Solar
Impulse, Markus Scherdel, inicia os voos de teste da HB-SIA. Em 7 de julho, o
cofundador e presidente executivo do Solar Impulse, André Borschberg, completa
o primeiro voo noturno da história da aviação solar. Os voos dos pilotos marcam
o início da utilização de duas novas tecnologias OMEGA: as mangas vibratórias e
o Instrumento OMEGA, criado pelo ex-astronauta da ESA, Claude Nicollier, chefe
das operações de testes de voos do Solar Impulse. Dois meses depois do primeiro
voo noturno, a aeronave sobrevoa a Suíça.
2012
A HB-SIA termina o seu primeiro
voo intercontinental sobre o Mar Mediterrânio entre Payerne, Suíça, até o Marrocos.
A viagem foi dividida em sete etapas.
2013
O Solar Impulse atravessa os
Estados Unidos da América, desde São Francisco até Nova Iorque, com escalas em
Phoenix, Dallas, St. Louis e Washington D.C.
2014
O Solar Impulse 2 (HB-SIB ou Si2)
é apresentado ao público em abril. Abu Dhabi é selecionada como a cidade
anfitriã da próxima fase do projeto Solar Impulse: o voo da volta ao mundo
2015.
2015
Em março, o voo da volta ao mundo
do Solar Impulse descolará de Abu Dhabi e, durante cinco meses, os seus pilotos
irão fazer escala na Ásia, América do Norte e Sul da Europa, voando de noite e
de dia, para concluir o primeiro voo de circum-navegação movido a energia
solar.
CONTRIBUIÇÕES DA OMEGA
A OMEGA fez uso da sua plataforma
internacional para partilhar com o mundo os sucessos do projeto Solar Impulse. Além
de transmitir os marcos históricos e as conquistas que se destacaram no
decorrer da viagem da volta ao mundo do Solar Impulse 2, a OMEGA contribuiu
também com um número considerável de inovações tecnológicas para ajudar a equipe
do Solar Impulse a alcançar os seus objetivos. São eles:
SISTEMA ULTRALEVE DE ILUMINAÇÃO DE
ATERRAGEM
O sistema ultraleve de iluminação
de aterragem foi um acréscimo necessário para a HB-SIA, tendo sido aperfeiçoado
para a aventura da volta ao mundo do Si2 – o sistema utilizado na nova aeronave
movida a energia solar tem o dobro da eficiência da versão anterior. Todo o
sistema, que inclui luzes promocionais e de aterragem, lentes de foco, cabos,
transformador de potência e conetores, pesa apenas um quilo.
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