domingo, 31 de julho de 2011

Über-branding: É preciso ousar...

 LouisVuitton, fachada da loja na rua Champs Elysèes em Paris

 Loja Merci - carro que é marga registrada da loja.

Diesel, fachada da loja de Londres.
Maria Filó - cachecóis em forma de sorvete de casquinha e camisetas em pacote de pipoca.
Loja da Calvin Klein com manequins dançando hip hop.


O varejo sempre desfrutou do privilégio de ser o setor econômico mais próximo do consumidor.

Por esse motivo, poderíamos concluir que o varejo, principalmente o de moda, é o setor mais atualizado, inovador, ousado e surpreendente se comparado com todos os demais varejos.

Errado!

O varejo de moda brasileiro está sonolento, estagnado, tímido e atrasado. Não temos coragem de ousar! Temos medo de errar! É preciso ousar já!

Pode-se perceber claramente a falta de ousadia, quando um empreendedor vai abrir uma nova loja de roupas. Ele tem nas mãos a chance de fazer algo novo e inusitado. E então o que ele faz? O “feijão com arroz” de sempre: uma fachada tímida, paredes da loja pintadas de bege, prateleiras de metal cinzas, manequins com cabelos descuidados e rostos desfigurados e um provador com cortinas de pano cor bordô... Sua loja some na paisagem e se torna mais uma no varejo de moda. O medo de errar leva-o para o esquecimento e seu fracasso é atribuído aos fornecedores, preços e consumidores chatos. E seu maior erro, foi a falta de coragem de ousar.

Nos dias de hoje, com a grande concorrência, várias lojas de moda em uma mesma rua, e até no mesmo corredor de um shopping, você precisa se destacar. É preciso fazer sua loja gritar muito alto para o consumidor ver e ouvir!

Comece pela fachada, ela é a primeira chance para você impactar seu consumidor. Você alguma vez já pensou em uma forma diferente de colocar o letreiro de sua marca? Já pensou em uma frente diferente do que simplesmente uma parede lisa e de cor branca? A Louis Viutton transformou sua loja de Paris em uma mala, produto característico da marca. A Diesel, fez a fachada de sua loja em Londres em forma de um rádio. Olhe as lojas ao seu redor, e tente fazer diferente. Você já vai se destacar só por esta primeira atitude.

Inove nas vitrines. Recicle seus manequins. Pinte-os, forre-os com tecido ou jornal, e tire-os da mesmice. A Calvin Klein colocou seus manequins de cabeça para baixo, como se estivessem dançando hip hop. Mude os seus manequins de posição, vire-os de costas, coloque-os deitados e promova comentários sobre a sua vitrine. Ela fala e vende!

E com seus produtos, então, eles devem ser sua principal atração! Pense em formas diferentes de expô-los. A Maria Filó colocou cachecóis em cones como se fossem sorvetes de casquinha e camisetas em pacotes de pipoca. A Diesel pendurou tênis em ganchos feito carnes em um açougue. E a loja Merci de Paris, a meca das exposições diferentes, expõe roupas em cestos, almofadas em gavetas e malas em um bagageiro de um carrinho vintage tipo Fusca, que é marca registrada da loja e é vestido de forma diferente , dependendo da ocasião.

Coloque cores nas paredes, iluminação focada e use elementos dificilmente associados como expositores como lustres, cadeiras e armários! Deixe seu consumidor boquiaberto!

Então lojista, varejar é uma arte! É preciso criar, inovar, brincar, para atrair mais e mais consumidores. E sem medo de errar!

Por isso, ouse e saia do bege já!

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Por: Cristina Marinho - Portal Textília.net
Consultora de Marketing e Comportamento

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