quarta-feira, 23 de junho de 2010

Maison Martin Margiela 20 - The Exhibition


Influente e enigmático, o belga Martin Margiela um dos estilistas mais avant-garde de todos os tempos. Seu grande diferencial sempre foi a maneira como questiona o verdadeiro significado da moda, e a noção de beleza na contemporaneidade. Em 2002, a marca foi comprada pelo grupo Diesel, e no final de 2009, o estilista se aposentou, mas o seu trabalho revolucionário que trouxe mais ousadia ao mundo da moda continua com a nova direção da empresa.

Nascido em 1957 na Bélgica, Martin Margiela estudou na Antwerp's Royal Academy of Fine Arts, na Bélgica. Depois de formado, Margiela foi estilista freelancer por cinco anos, e depois trabalhou com Jean Paul Gaultier de 1985 até 1987. Dois anos depois, ele lançou sua primeira coleção lançada através da Maison Martin Margiela, e em 1997 assumiu também o comando da linha feminina da tradicional marca francesa Hermès. Além das linhas de womenswear e menswear, a Maison possui uma linha de móveis brancos, uma coleção completamente artesanal, e acessórios e fragrâncias que ajudaram na ascensão da empresa no mercado internacional.

O estilista Martin Margiela é herdeiro do movimento japonista, criado pelo japonês Rei Kawakubo (criador da Comme des Garçons). O principal conceito é a desconstrução, com proporções oversized e forros e costuras aparentes. Visionário, o estilista belga já utilizava materiais recicláveis e reutilizados em suas coleções, mesmo antes de a sustentabilidade se tornar comum no mundo da moda. Na última coleção desfilada pela marca na fashion Week de Paris, as características originais das peças apareceram novamente em um mix interessante e novo, como veludo combinado com transparências, tricôs enormes e calças com modelagem funil de gancho baixo. Tudo muito diferente. O branco e o preto reinaram juntamente com tons de vermelho, e os tecidos mais usados foram couro, tricô e pele.

Em homenagem aos 20 anos da marca, o centro cultural Somerset House, em Londres, exibe a mostra Maison Martin Margiela 20 - The Exhibition. A exposição retrospectiva já passou pelo Museu de Antuérpia (cidade onde o estilista estudou), e mostra todos os passos da carreira do brilhante estilista que transformou sua marca em uma das mais importantes do mundo da moda, através de vídeos, fotos, croquis e seus modelos. Com a exposição, é possível entender as influências do belga, e ainda conferir algumas de suas marcas registradas, como a influência vintage, o oversized, o uso da cor branca, os sapatos Tabi, e seus ombros estruturados (amplamente copiados, inclusive pela Balmain). Homenagem merecida!

A exposição fica em cartaz até 5/9
Strand London, WC2R - Londres
http://www.somersethouse.org.uk/
http://www.maisonmartinmargiela.com/

Fonte:http://taste.uol.com.br/news/templates/noticia.asp?t=3&idNoticia=9550&secao=Estilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com