As mãos cobrem os seios das modelos no desfile de Jean-Charles de Castelbajac e da Neon
Chegaram ao fim os desfiles das coleções de inverno 2011 das temporadas internacionais. Ao fazer uma rápida retrospectiva em tudo o que foi visto, dá para brincar com algumas coincidências fashion vistas nas apresentações brasileiras e nas passarelas do hemisfério Norte.
Algumas coisas podem sugerir tendências, outras não. Mas vale o jogo entre procurar o que se usou aqui primeiro - em janeiro e começo de fevereiro, e lá, a partir de fevereiro, com a temporada que terminou na última quarta-feira (9) em Paris -, formando um leque de opções para os fashionistas se inspirarem na hora de montar seu guarda-roupa de inverno.
Dá para apontar póas, rendas, ombros arredondados, superpaetês, máscaras como efeito de passarela, surrealismo e até jogos gráficos feitos com transparências e tecidos opacos.
Paetês grandes aparecem na saia proposta por MarcJacobs durante apresentação em Nova York, dia 14 de fevereiro, as esferas grandes, desfilada por Aline Weber, aparecem na apresentação de Stella McCartney, em Paris, no dia 7 de março e na Maria Bonita que se apresentou no dia 31 de janeiro com inspiração em Brasília. Esferas grandes colocadas sobre transparência enfeitam algumas peças, como vestidos longos.
Tricô preto ganha ar mais leve com faixas de tecido transparente na peça criada por Lucas Nascimento no Fashion Rio e o efeito gráfico da faixa transparente com a lã escura também foi visto no desfile do brasileiro Pedro Lourenço dia 4, em Paris. O estilista já havia usado o recurso na coleção de verão.
O estilista Marc Jacobs usou poás pretos sobre fundo branco no desfile de inverno mostrado em NY dia 14 de fevereiro e as pérolas negras, o estilista Reinaldo Lourenço mostrou dia 29 de janeiro em São Paulo o efeito de poás escuros sobre fundo branco no vestido longo
Os ombros em evidência, mas de forma arredondada, foram vistos no desfile de Stella McCartney em Paris, na última segunda-feira, a estrutura redonda nos ombros também apareceu na apresentação de Yves-Saint Laurent, dia 7, em Paris e no desfile do estilista Lucas Nascimento, no Fashion Rio, dia 15 de janeiro.
Poás pretos sobre tecido transparente foi visto no desfile de Stella McCartney em Paris, dia 7 e Reinaldo Lourenço que usou póas pretos aplicados sobre blusa transparente, no desfile da SPFW em janeiro
A grife Dolce & Gabbana levou rendas para seu desfile em Milão: tendência que já vem há algumas coleções, Valentino também mostrou peças com rendas para o inverno 2011/2011 na apresentação em Paris e a Huis Clos também lançou mão da renda para sua coleção com pegada levemente fetichista, na SPFW.
Máscaras foram usadas como efeito de passarela no desfile da Huis Clos, dia 31 de janeiro, em São Paulo e no dia 11 de fevereiro, a estilista Farah Angsana também usou máscaras no desfile de Nova York: estilo fetichista
Nenhum comentário:
Postar um comentário