quinta-feira, 17 de março de 2011

A GQ brasileira chega às bancas dia 25

Chega às bancas no próximo dia 25 de março a edição brasileira da GQ, badalado título voltado aos homens de bom gosto. Uma festa, dia 22, antecipa a novidade, marcando o lançamento para uma plateia escolhida de forma meticulosa.O título cujo target é o público masculino classe A acima de 25 anos traz no título a abreviação para Gentlemen Quarterly, e a pronúncia pretendida por aqui é a mesma da língua inglesa.

Trata-se do primeiro lançamento da joint-venture Globo Condé Nast, que desde o segundo semestre de 2010 edita os títulos da família Vogue no Brasil. A publicação, mensal, que chega com data de abril, aposta numa parcela crescente do leitor masculino que busca referências de sofisticação e estilo no mercado editorial.

Para Bianca Benoliel, diretora de marketing da Globo Condé Nast, com o crescimento da economia, toda a cadeia foi beneficiada, e a maior presença local no País de players importantes do mercado de luxo em moda, cuidados pessoais, tecnologia e automóveis, por exemplo, criou um ambiente ideal para a chegada da nova publicação.  “Mas não há nada parecido à sofisticação da GQ no mercado nacional, que alia uma grife internacional da Condé Nast Publications  – está em 18 países -  ao know how editorial local da editora Globo”, diz Bianca.

O Brasil é o primeiro da América do Sul a ter o título e, de acordo com a executiva, o conteúdo local da revista deve girar em torno de 70% . A tiragem mensal da publicação é de 50 mil exemplares, e a venda de assinaturas começa a partir de maio. O preço de capa é de R$ 14,90.

A direção de redação da nova publicação é de Ricardo Cruz, que já tem experiência na tropicalização de títulos de renome internacional – ele participou da equipe inicial da Rolling Stone brasileira, de onde saiu agora para assumir ao posto na GQ. “Nosso projeto editorial tem basicamente duas características: elegância – demonstrada em elaborados editoriais de moda – e  bom humor nos textos.” Segundo ele, também o conteúdo contará com material jornalístico de relevância, como reportagens e entrevistas “reveladoras”, na sua definição.

As editorias estarão voltadas a temas como gastronomia, estilo/moda, tecnologia, automóveis, cultura/entretenimento, fitness/saúde/bem-estar, entre outros. O projeto gráfico – que privilegia linhas mais clássicas, aproveita bem o uso do branco e tem elementos pop, na explicação de Ricardo Cruz -, foi feito pelo escritório londrino Foxall Associates, que desenhou também a Vogue versão Turquia.

O diretor de redação conta que as capas da GQ Brasil poderão ser brasileiro ou estrangeiro, na proporção de 2x1; ou ainda na mesma proporção para homem x mulher. Um dos ensaios internos de moda serão estrelados pelo músico Will.i.am, do Black Eyed Peas, que fez rasante no Brasil para o Carnaval, e há também seção estrelada pelo ator Marcos Palmeira. Modelos famosas, atrizes e atores permeiam um amplo universo de possíveis capas da publicação.

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