A loja é realmente um espaço cheio de vida! Dentro da loja se percebem emoções, acontecem conversas, trocas de experiências, encontros! Clientes se encontram com outros clientes, vendedores se encontram com clientes, os clientes se encontram com produtos, enfim, um ambiente de relacionamentos. A loja é um Ponto de Encontro!
E isto é muito positivo para o varejo de Moda!
Muitos varejistas se incomodam com pessoas que chegam e ficam na loja sem intenção direta de comprar, que podem estar ali simplesmente para conversar, passar o tempo ou conhecer as novidades. Mal eles reconhecem que o empenho para trazer clientes à loja deve ser o mesmo ou maior para mantê-los dentro dela. Se o consumidor está na sua loja, é porque ele se sente bem, se identifica e vê seu espaço como um ambiente de lazer e informação. Jamais se deve desperdiçá-lo!
Em tempos de busca do consumidor por experiências inesquecíveis dentro da loja, o varejista precisa transformar seu espaço de vendas em um excelente ponto de encontro. Promover eventos, fornecer cursos, trazer especialistas, blogueiras ou famosos, são ações que atraem para a loja tanto homens quanto mulheres e que podem ser realizados em parcerias com alguns fornecedores.
Estudos comprovam que mulheres que saem juntas para fazer compras, ficam mais tempo e compram mais do que se estivessem sozinhas na loja. Veja:
- mulher comprando sozinha: 5 minutos e 2 segundos
- mulher comprando com outra mulher: 8 minutos e 15 segundos.
Isto acontece, porque quando saem juntas, as mulheres conversam, dão conselhos, sugerem e pedem opiniões entre si até ficarem satisfeitas com suas decisões, o que demonstra que o encontro foi fundamental para incentivar a compra e garantir sua satisfação de uma boa compra.
O mesmo acontece para os homens, de um jeito um pouco diferente. Se uma loja promove encontros, este passa a ser o grande motivo de sua ida á loja e não a compra em si, como acontece com as mulheres. A loja Poderoso Timão, do time Corinthians, em São Paulo, promove encontros dos torcedores para discutirem as novidades sobre os resultados dos jogos, vida dos jogadores, etc. As compras dos itens da loja são uma conseqüência.
Em uma loja teen feminina, a Young Force, a empresa contratou Renan Grassi, um galã teen eleitos pelas leitoras da Capricho, para a inauguração da loja. Foi um sucesso! Mais de 300 meninas, acompanhadas de pelo menos 200 mães passaram pela loja para ver de perto o garoto, e é claro, conhecer a coleção. O clima de excitação estimulou muitas trocas de experiências e compras neste dia.
Mas para que uma loja seja percebida como um ponto de encontro pelo consumidor, ela precisa ter também uma atmosfera de conforto e outros estímulos que incentivem o relacionamento dentro dela. O espaço da loja bem iluminado, decorado, com som e cheiro agradável rendem a este “encontro” e à atividade de compra mais diversão e satisfação.
E o varejista também não deve esquecer que o encontro entre cliente e vendedor deve ser uma experiência inesquecível. Positivamente, é claro!
A equipe de vendas deve ser orientada para aumentar a interação com os clientes, para ensinar os clientes a fazerem as melhores escolhas e criarem sempre um clima de alto astral na loja. O cliente quer ser recebido por pessoas felizes e apaixonadas pelo que fazem!
Todos os dias, o varejista de moda deve preparar seu local de encontro com os clientes em um espaço tão prazeroso, ao ponto de sempre que o cliente pense em um espaço para se divertir e ter relações inesquecíveis, se dirija até ela!
Varejista, transforme sua loja em um excelente ponto de encontro! Encha de vida seu negócio!
Por: Cristina Marinho
Consultora de Marketing e Comportamento
Consultora de Marketing e Comportamento
Entre em contato comigo através do e-mail cristina@nmarinho.com.br
Fonte:Textila
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