quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

KLM reaproveita materiais da World Business Class em parceria com escola de design



Assento totalmente reclinável, novo carpete, decoração de painéis, cortinas, cobertores, estofamento e almofadas – todo o interior da nova World Business Class da KLM foi recentemente renovado e está disponível no Brasil desde agosto. Mas o que fazer com os materiais “antigos”? E se a KLM deixasse 14 estudantes de design se inspirar nesses materiais e transformá-los?
Em fevereiro, a companhia deu início ao projeto “Plane to Product” emum enorme hangar do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã. Foram convocados 14 alunos da Academia de Design de Eindhoven para conhecer o interior da antiga cabine World Business Class da KLM, que seria desmontada. A relação entre a KLM e a Academia vem de longe: além de ter criado todo o design da nova WBC, a renomada designer holandesa Hella Jongerius também se formou naquela escola, nos anos 90.
Poltronas, carpetes, cintos de segurança, telas de TV – tudo estava disponível. Os estudantes deixaram no hangar apenas o esqueleto da WBC. A partir daí, eles tiveram 12 semanas para sugerirem novos produtos utilizando os materiais que retiraram da aeronave. A tarefa era criar produtos que fossem úteis durante o voo e que tivesse pelo menos 70% de material reciclado.
No fim do processo de criação, os protótipos dos produtos eram bem diversos: práticos e surpreendentes, mas todos baseados em muito pensamento e boas sacadas. Dali, surgiram pantufas, equipamentos para se exercitar durante a viagem, um alto-falante analógico para celular e a “almofada da privacidade”. Infelizmente, os produtos não estarão disponíveis, por conta das rígidas normas de segurança aérea. A ideia era dar um exemplo de sustentabilidade e fomentar a criatividade, transformando materiais que iriam para o lixo em novos objetos.
Um dos produtos mais interessantes era a mochila infantil, que tem um design atrativo e que remete à nova World Business Class, sem falar de seu acabamento de altíssima qualidade. Além disso, tem uma historinha pessoal por traz dela: quando era criança, a aluna costumava viajar muito sozinha. É o design dialogando com as lembranças.
As oito melhores criações ficaram em exposição nas vitrines da De Bijenkorf, famosa loja de departamentos em Amsterdã, e, durante os dias 7 e 8 de dezembro, no evento What Design Can Do, realizado na FAAP, em São Paulo.
Por todos estes detalhes, a nova World Business Class da KLM faz com que a viagem seja uma experiência confortável e prazerosa. Saiba mais sobre a nova WBC da KLM aqui.


KLM no Brasil
7 voos por semana SAO-AMS
5 voos por semana RIO-AMS
Total de 12 voos semanais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com