O que determina o sucesso da marca? O que faz as pessoas se
identificarem com ela? André Carvalhal, gestor de Marketing e Conteúdo da Farm,
mostra no livro A moda imita a vida: como construir uma marca de moda que
branding e marketing têm a ver com autoconhecimento. Com
base nisso, o autor compara a trajetória de uma marca com a vida das pessoas,
em que há evolução, crescimento, aprendizado, erros e aperfeiçoamento. Publicado
pela Estação das Letras e Cores em parceria com a Editora Senac Rio de Janeiro,
este é o primeiro livro brasileiro sobre construção de marca de
moda, com foco em nomes nacionais.
A moda imita a vida trata de comportamento, construção de percepção, identidade,
imagem e posicionamento para marcas de moda. É uma reflexão sobre o que ocorre
quando são feitas escolhas para traçar um caminho convincente que promova
diálogos, conquiste parceiros e estabeleça relação, interesse e vínculo com o
público consumidor. A obra é enriquecida com entrevistas de alguns dos
principais profissionais do mercado e grandes criadores como Oskar Metsavaht,
Ronaldo Fraga, Isabela Capeto, Katia Barros e Marcello Bastos, além de
histórias de grifes como Daslu, Osklen, Farm, Reserva, Nike e Adidas.
Com projeto gráfico assinado pelo designer Luiz Wachelke, e identidade
visual pensada com o autor, o livro traz reflexão e provocações para
profissionais de mercado da moda e da comunicação. Trata-se de um trabalho de
análise e perspectiva de construção de marca, escrito por um brasileiro
conectado com o mundo contemporâneo, cujo objetivo é pensar questões
relacionadas principalmente à construção de linguagem da moda nacional.
Sobre o autor
André Carvalhal é graduado em Publicidade e Jornalismo, e pós-graduado
em Marketing Digital. Professor de cursos de extensão e pós-graduação em
Marketing e Branding de Moda na Escola Superior de Propaganda e Marketing
(ESPM) e na Fundação Getulio Vargas (FGV). É também coordenador e professor de
Moda no Istituto Europeo di Design (IED), na Perestroika, no Instituto Rio
Moda, no Instituto IAJ e no Polo de Pensamento Contemporâneo (POP). Gestor de
Marketing e Conteúdo da Farm, atua como consultor e idealizador de projetos
especiais para as empresas Grendene, Do Bem, Papel Craft e The School of Life.
Coautor do guia Home City Home do Rio de Janeiro (2012; 2014) e cofundador da
Surface Project.
Agenda de lançamentos
Rio de
Janeiro
Data: 10/09
(quarta-feira)
Local: Livraria da Travessa
Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 572). Tel.: (21) 3205-9002
Horário: 19h
São Paulo
Data: 17/09
(quarta-feira)
Local: Livraria da Vila (Alameda
Lorena, 1.731 – Jardim Paulista). Tel.:
(11) 3062-1063
Horário: 17h30 – Bate-papo com autor sobre o futuro das marcas de
moda; 18h30 – Sessão de
autógrafos
Nenhum comentário:
Postar um comentário