quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Os vestidos e sapatos que mudaram o mundo








Existem listas de todos os tipos. Quando o assunto é cultura, são mais abundantes- os melhores filmes do século, as músicas mais tocadas nas rádios, os livros mais comprados do mês e por aí vai. Pois agora surge mais uma nova lista fashion: o Desing Museum, de Londres, se uniu à editora Conran Octopus para lançar uma série sobre os 50 vestidos, sapatos, carros e cadeiras mais significativos dos últimos anos. A ideia é reunir cada assunto em um livro e mostrar produções que tiveram maior impacto no design britânico atual, explicando a importância de cada item selecionado e de seus criadores.
No Fifty dresses that changed the world (Os cinquenta vestidos que mudaram o mundo), as peças icônicas como o New look, da Dior (1947), e o Mondrian, de Yves Saint Laurent (1965), estão misturados a vestidos usados por celebridades dentro e fora das telas, como o esvoaçante frente única branco de Marilyn Monroe, em O pecado mora ao lado, o pretinho Givenchy imortalizado por Audrey Hepburn, em Bonequinha de luxo - que, aliás, é a capa da publicação -, e ainda o vestido de noiva usado por Lady Di em seu casamento com príncipe Charles e o longo de Julia Roberts no Oscar de 2001.Levando-se em consideração que a exposição temporária mais visitada na história do museu foi a retrospectiva de Manolo Blahnik, realizada em 2003, o livro sobre os 50 sapatos que mudaram o mundo deve também se tornar um sucesso. Tem as plataformas Mock-Croc de Vivienne Westwood, aquelas que derrubaram a top Naomi Campbell na passarela em 1993, o primeiro All Star, de 1917, e até os recentes Crocs. Os livros serão lançados em outubro, mas não serão vendidos no Brasil. Quem quiser já pode comprar na pré-venda do site americano Amazon (U$ 13,60, cerca de R$ 25 sem as taxas de transporte e importação) ou pelo portal da própria editora, o octopusbooks.co.uk, mas só a partir de 05.10 (£12.99, cerca de R$ 39 sem as taxas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com