segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Largue sua skinny - e agarre-se às calças folgadas





Se tem algo que vai ficar marcado na moda do ano de 2009, é a tomada do poder pelas calças. Elas desbancaram os vestidos, passaram uma rasteira nas saias e, com ampla oferta de modelagens, ocuparam o topo da pirâmide do guarda-roupa.

Nessa investida, a skinny não perdeu importância. Mas quem fez fama ao entrar na nova moda foram as calças amplas, seja por causa das pregas, do gancho baixo ou do excesso de pano ao longo das pernas. Cheias de design, elas estão sendo usadas lá fora com muito estilo e - mais importante - liberdade. Afinal, não é fácil carregar um par de calças folgadas e continuar elegante ou mesmo sexy. É possível, porém - basta ver as fotos ao lado.

As modelagens amplas se estabeleceram, definitivamente, nos últimos desfiles de inverno - tanto no Brasil quanto lá fora - e vão continuar no verão. Primeiro foram as johdpur e sarouel, que foram misturadas a baggys, resultando no que hoje chamamos de calças cenoura. Opa, não se pode deixar de citar as tipo odalisca, com bastante pano na altura do tornozelo. As de alfaiataria também valem - desde que aparentem ser de um número maior, usadas com cinto e barras dobradas. Que folga!

Essa onda da nova calça não fica restrita às moças. Os rapazes, principalmente nesta última temporada internacional, também demonstram a vontade de andar por aí esbanjando um conforto esperto. Eles, que já tinham ganhado as sarouel, agora também desafiam a silhueta com modelos mais largos, na onda do relaxado-chic.

De um lado estão as de influência oriental, quadradas e largas nos quadris e fechadas no tornozelo, batizadas de harem pants. Do outro, mais retrô, as de alfaitaria largas e pregueadas, fazendo referências aos anos 1930/40.

Clique na galeria ao lado e conheça alguns dos melhores looks que o Chic encontrou pelos sites europeus de streetstyle. Provas que, mais que visão de passarela, essas calças já estão sendo usadas no dia-a-dia. É de fazer pensar: que espécies de calças você tem no seu próprio armário?


Antonia Petta e Eduardo Viveiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com